entrada salmão fumado
  • Facebook

Salmão fumado com queijo e ervas

As entradas são uma parte muito importante da refeição. Para mim, muitas vezes, são o mais importante porque sou muito petisqueira e adoro “picar” sabores diferentes. Em dias de festa capricho sempre bastante nas entradas. Na maioria das vezes tento diversificar e também tenho a preocupação de adequar as entradas ao prato principal para que toda a refeição faça sentido. Deixo-vos algumas dicas sobre esta questão das entradas e também algumas sugestões de receitas muito bonitas e saborosas para servir na Ceia de Natal. Boas Festas!

  • Diversifiquem e pensem no gosto de todos. Por exemplo, se vão servir várias entradas, preparem uma com queijo, outra com um enchido, outra mais leve e fresca, com peixe ou legumes, não repitam ingredientes, apostem na variedade. Também podem ter entradas quentes e frias para ser mais diversificado e para poderem preparar as entradas frias com antecedência (mais à frente no artigo dou alguns exemplos).
  • Pensem no prato principal, se este for muito pesado, com enchidos e à base de carne, não faz sentido ter entradas com enchidos, pois tudo vai ser muito igual e pode tornar-se enjoativo. Por exemplo, se fizerem este Bacalhau com farinheira, não façam ovos com farinheira de entrada 😉 E olhem que eu gosto de farinheira, mas sem exagero! As entradas são o que prepara o nosso palato para o prato principal e para toda a refeição, por isso devem abrir-nos o apetite e não nos deixarem demasiado cheios! A menos que se trate de uma jantarada só de petiscos 😉 o que, normalmente, não é o caso na Ceia de Natal.
  • Capriche no empratamento e na apresentação. Puxe pela imaginação e sirva as entradas em tábuas, ardósias, azulejos, pratos antigos, etc. Conchas grandes (apanho-as na praia) são lindas para pôr patés de peixe (veja a foto em baixo) e podem recolher outros elementos da natureza para este efeito. As latas de atum sem marca também são muito bonitas para servir patés ou azeitonas. Com copos também se podem fazer coisas muito bonitas, servindo as entradas em doses individuais, seja em copos de shot ou copos maiores. Nos copos pode servir saladas, sopas quentes ou frias ou tártaros e ceviches.
  • Contabilize o número de pessoas que tem à mesa e ajuste as entradas. Se quer ter uma boa variedade de entradas, não faça muita quantidade de cada uma para não ter desperdício, mais vale apostar em vários petisquinhos e ter uma pequena quantidade de cada um para os convidados irem picando de forma mais descontraída. Também podem servir apenas uma entrada com os convidados já sentados à mesa, uma entrada mais substancial, como uma sopa ou a terrina que sugiro em baixo.
  • Prepare o que for possível com antecedência. Os patés podem ser feitos na véspera e guardados no frio. Eu costumo fazer alguns patés de peixe que ficam sempre muito bons e são muito simples e leves:
    • Paté de atum: 2 latas de atum escorrido, 2 a 3 colheres de sopa de iogurte natural (conforme queira o paté mais espesso ou mais mole), sal e pimenta qb, 1 colher de sopa de salsa picada, 1 colher de sopa de pickles, raspa de um limão. Misture tudo na picadora e sirva com tostas fininhas. Podem ver outra receita semelhante AQUI.
    • Paté de salmão fumado: 200 gr de salmão fumado, 100 gr de queijo creme (tipo Philadelfia ou semelhante, de preferência magro), sumo de meio limão, 1 colher de sopa de cebolinho picado, cebolinhas em pickle e tostas para acompanhar. Triture tudo, exceto as tostas e os pickles de cebolinha.
    • Outra coisa que preparo com antecedência são as azeitonas temperadas com azeite, oregãos e alho picado muito finamente. É algo que agrada a todos (principalmente à minha avó!! ela come sempre imensas azeitonas e ainda molha o pão no azeite). Temperem as azeitonas uns dias antes, colocando tudo num frasco e agitando bem para misturar. Reservem-nas no frasco tapado fora do frigorífico.
  • Facebook

Tostas de paté de atum com tomate seco

Como sugestão de receitas, começo com uma ideia muito leve e fresca com salmão fumado. Além de delicioso, este prato fica muito bonito:
Salmão fumado, queijo e ervas

Este prato de camarão com salada de agrião e framboesas é muito elegante. Fi-lo pela altura da última passagem de ano. Pode ser servido como prato principal ou como entrada:
Camarões com espumante e salada de framboesas

Para quem gosta de enchidos, esta entrada é reconfortante e tem um bom equilibrio devido à acidez dos marmelos:
Morcela assada com compota de marmelo e maçã

Esta sugestão é uma entrada com queijo, que é um clássico cá em casa e que vou fazer novamente este ano:
Trouxas de massa philo com queijo de cabra e doce de figo (podem fazer com qualquer doce ou compota)

Por fim, sugiro esta Terrina de carnes e cogumelos, que é maravilhosa! Atrevam-se a fazer uma terrina deste género, pode ser preparada com tempo um ou dois dias antes e desenformada só no momento de servir. É uma delícia, fica bonita e, apesar de ser de carne, é servida fria e é uma entrada fresca, que acompanha muito bem com uma salada verde:
Terrina de carnes e cogumelos

Além de tudo isto, podem servir queijos com compotas, um bom enchido cortado finamente ou uma sopa rica e requintada, como esta Sopa de peixe e camarão na abóbora.

Por fim, mas não menos importante, é obrigatório ter um bom pão para acompanhar as entradas e toda a refeição. Se quiserem experimentar fazer um pão de sementes delicioso, esta receita é top!

Espero que gostem das minhas dicas e sugestões de entradas para a Consoada e que estas vos inspirem a criar as vossas e a dar largas à imaginação.

  • Facebook

Terrina de carnes e cogumelos