• Facebook

 

A XVI edição do Festival de Chocolate de Óbidos tem por tema as alterações climáticas e a promoção de um consumo sustentável. Sendo que isso é sempre uma preocupação na forma como cozinho, achei a temática pertinente e bem escolhida.  Além disso, e não menos importante, adoro chocolate! Para mim há alguns alimentos que me fascinam, como o chocolate e o queijo. São sabores que adoro e são produtos com uma história incrível! O cacau, base do chocolate, tem origem na região do México e, na altura das civilizações Maia e Azteca, até havia um Deus do Chocolate: Quetzalcoatl, de seu nome, tinha estatuto de divindade e a origem da palavra vem daí. O produto era tão valioso que era usado como moeda de troca.
Uma das receitas que vou apresentar no Festival do Chocolate é esta entrada que conjuga, precisamente, dois ingredientes que adoro:

Palitos de Queijo da Ilha com Chocolate Negro e Pimenta Rosa

Corte palitos de queijo da Ilha (dos Açores) como se fossem palitos de batatas para fritar (com cerca de 1 cm de largura e 10 cm de comprimento). Derreta em banho-maria uma tablete de chocolate com 70% de cacau. Coloque o chocolate num recipiente tipo copo para ter profundidade para mergulhar os palitos de queijo. Envolva os palitos no chocolate, deixando um pouco sem chocolate. Disponha-os sobre papel vegetal para secarem. Enquanto o chocolate ainda está quente, polvilhe com um pouco de pimenta rosa. Depois do chocolate solidificar, estão prontos a comer!

 

  • Facebook

 

O Festival do Chocolate de Óbidos decorre até 18 de março. O meu showcooking é no sábado, 24 de fevereiro, entre as 11:30 e as 13 horas. Além dos “Palitos de Queijo da Ilha com Chocolate”, vou apresentar mais duas receitas: “Chocolate Quente Aromatizado com Laranja” e “Trufas Energéticas de Chocolate”. Todos os pratos estão isentos de açúcar adicionado (além do naturalmente presente no chocolate) e vão ser preparadas com o mínimo desperdício. Por exemplo, a casca de laranja é utilizada numa receita e o sumo do citrino na outra. Esta era uma das condições para que as receitas fossem adaptadas ao tema deste ano do festival, desafio que aceitei.

A apresentação decorre no Palco Showcooking, por onde vão passar outros foodbloguers e chefs. No fim de cada apresentação há degustação das receitas, por isso quem assiste não ficará a salivar… Convido-vos a aparecerem em Óbidos este sábado para me fazerem companhia e provarem muito chocolate!