• Facebook

 

  • Facebook

Fala-se cada vez mais em comida saudável e das dificuldades em manter uma alimentação equilibrada. Concordo com algumas opiniões que oiço e leio de que os recursos financeiros podem ser um obstáculo e a falta de tempo também. Mas continuo a considerar que há muita falta de vontade, paciência e imaginação… Alguns alimentos saudáveis, nomeadamente os biológicos, são mais caros, infelizmente é verdade. No entanto, comprar carne, peixe, fruta, legumes, arroz, etc, é bem mais barato do que comprar refeições congeladas, pré-cozinhadas ou pacotes de bolachas e snacks. E é muito mais saudável! E muito mais saboroso, na minha opinião! Para comer saudável e saboroso, é preciso arregaçarmos as mangas, ir às compras e, depois, para a cozinha… ter trabalho. Pois, é verdade, dá algum trabalho e requer organização. Uma das dicas que dou é que se organizem, planeando as refeições que fazem em casa durante a semana. Eu costumo planear para que seja um dia carne, no outro peixe, isto aos jantares, que é quando comemos ambos em casa, eu e o meu marido. Para os meus almoços, aproveito todas as sobras dos jantares, nunca desperdiço nada, junto-lhes sopa ou então faço algo delicioso e rápido só para mim. Quando tenho almoços de trabalho, como fora, mas isso é a exceção. Como o meu marido não é grande apreciador de peixe (e eu adoro!) também tento puxar ao máximo pela imaginação para lhe apresentar pratos a que não torça (muito…) o nariz. Este prato é o exemplo de uma receita deliciosa, com sabor a marisco, mas um marisco muito barato (um quilo de mexilhões muito frescos, que cheiravam a mar, custou 2 euros). As lulas também eram frescas, nem sempre se encontra, por isso aproveitei (muitas vezes é pota, para quem goste é uma opção mais em conta). Espero que apreciem a sugestão, foi o que fiz para o jantar do Dia dos Namorados deste ano, ficou requintado, delicioso e, ainda assim, saudável 😉

Ingredientes para 4 pessoas:

1 kg de mexilhões frescos
8 lulas frescas
1 dl de azeite
5 dentes de alho
bróculos para acompanhar
meio molho de espinafres ou uma embalagem de folhas de espinafres prontas a consumir

Preparação:

Num tacho deite um generoso fio de azeite e 3 dentes de alho esmagados. Quando o azeite estiver quente, junte os mexilhões (depois de limpos e lavados) e deixe-os cozinhar até abrirem. Isto demora cerca de 2 minutos, assim que abrirem, retire-os imediatamente do tacho e reserve-os. Reserve também todo o suco da cozedura dos mexilhões.

Aproveite o mesmo tacho, deite mais um pouco de azeite e alho finamente picado. Pique as cabeças das lulas em pedacinhos e junte-as ao tacho. Deixe saltear um pouco. Junte as folhas de espinafres, misture tudo e deixe cozinhar uns 2 minutos. Recheie as lulas com este preparado e ponha as lulas a estufar dentro do tacho com o suco dos mexilhões. Tape o tacho e mantenha o lume alto. Em princípio não vai precisar de adicionar sal porque as lulas já são suficientemente salgadas. Deixe-as estufar até estarem macias, verificando de vez em quando para o molho não secar. Quando estiverem quase prontas, destape o tacho e deixe o molho reduzir e engrossar um pouco. No fim junte os mexilhões e sirva acompanhado com legumes e com o molho espesso com sabor a mexilhões.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!