Para este Dia Um… Na Cozinha resolvi fazer uma tarte salgada diferente. Faço frequentemente tartes e quiches e até tenho uma receita nova já experimentada que ainda não publiquei aqui no blog, mas preferi fazer algo diferente no que diz respeito à massa. A massa desta tarte é muito simples, feita apenas com iogurte natural e farinha. Optei por usar da integral, mas a receita pode ser feita com farinha de trigo tipo 55. A inspiração surgiu-me de uma receita de focáccias que um amigo meu faz e que ficam sempre uma delícia. Eu adaptei a ideia e fiz esta massa que, depois de ir ao forno, fica muito crocante. As quantidades indicadas são para uma forma retangular de 10 x 35 cm.

Ingredientes:
Massa: 200 gr de farinha integral, 1 iogurte natural sem açúcar (120 gr), Sal fino e oregãos qb
Recheio: 200 gr de queijo da ilha, 1 molho de espargos, 5 cogumelos Paris de tamanho médio, 1 ovo L, 0,5 dl de leite magro, pimenta qb

Preparação:
Amassa a farinha com o iogurte, o sal fino e os oregãos. Amasse bem até a massa se desprender da bancada de pedra (ver foto em baixo). Unte com margarina uma forma retangular (10 x 35) e polvilhe-a com farinha. Estique a massa com o rolo e forre a forma.
Esfarele 150 gr de queijo por cima da massa, espalhando uniformemente (ver foto). Adicione uma camada de cogumelos laminados, por cima coloque os espargos arranjados. Tempere com sal fino e um pouco de pimenta. 
Bata um ovo inteiro com o leite, o restante queijo ralado e pimenta moída na altura (não é necessário mais sal porque o queijo já é salgado) e deite este preparado por cima dos restantes ingredientes. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC durante 25 minutos.

Sirva como entrada ou como refeição principal, acompanhada de uma salada.


Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!