Disse de chocolate e caramelo? Sim, disse! Haverá poucas combinações doces mais maravilhosas! Este bolo foi feito para a festa dos 85 anos da minha avó, mas quem ficou ainda mais delirante com o bolo foram as filhas e netas, incluindo eu, claro! A minha mãe e a minha tia estavam com dificuldades em parar de comer o bolo… É realmente maravilhoso, é o melhor bolo de chocolate que já fiz até agora. Fica com uma consistência húmida, mas firme, espessa. O sabor fica muito equilibrado entre o chocolate e o caramelo e não se torna enjoativo. Experimentem, é delicioso!


Ingredientes:
200 gr de chocolate (usei Nestlé 53% cacau)
150 gr de manteiga sem sal
100 gr de açúcar
5 ovos
70 gr de maizena
Cacau em pó e chocolate branco qb para decorar
Para o caramelo: 50 açúcar branco, 50 gr açúcar mascavado e 50 gr de mel, 125 gr de nata gorda, 75 gr de manteiga sem sal. Flor de sal qb
Preparação:
Comece por fazer o caramelo. Num tacho coloque os açúcares e o mel. Deixe ferver até atingir cor de caramelo. Não mexa com uma colher para o açúcar não caramelizar, vá apenas abanando ligeiramente o tacho para tudo se misturar. Quando atingir o ponto de caramelo, junte a manteiga e misture bem. Depois junte a nata em fio e vá mexendo sempre com o lume brando. Deixe engrossar durante uns 2 minutos e desligue o lume. Reserve, deixando arrefecer e tempere com flor de sal a gosto. Depois de arrefecer o caramelo vai ficar muito mais espesso, por isso não estranhe se inicialmente a textura for um pouco mais líquida.
Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria. Bata os ovos inteiros com o açúcar. Junte a este preparado o chocolate derretido e metade do caramelo, reservando o restante para barrar o bolo depois de pronto. Adicione a maizena à massa, envolvendo apenas delicadamente. A maizena deve ser previamente peneirada com um passador de rede bem fina.
Leve a cozer em forno pré aquecido a 180º durante 20 a 25 minutos.
Depois do bolo arrefecido, barre-o com o caramelo e decore com raspas de chocolate branco e cacau em pó. Este bolo fica com uma consistência húmida, mas espessa. Eu decorei com umas lascas de chocolate branco feitas por mim. Derreti o chocolate e depois barrei películas finas em cima de papel vegetal. Temperei com flor de sal e deixei arrefecer. Depois de solidificado o chocolate solta-se bem do papel vegetal. 
Bom apetite 🙂