As Dicas da Paparoca desta semana são sobre um dos meus ingredientes preferidos: CHOCOLATE! Faz-me confusão haver quem não goste de chocolate! É um ingrediente maravilhoso, rico e muito versátil para todo o tipo de sobremesas e também para alguns pratos salgados. Podem ver aqui no blog todas as minhas receitas com chocolate e o meu showcooking no Festival do Chocolate de Óbidos, em fevereiro de 2018.
Há muitas receitas diferentes de mousse de chocolate e podem encontrar algumas aqui no blog – receitas de mousse de chocolate. Hoje trago-vos mais uma, que podem encontrar no fim deste artigo.
As mousses podem ser feitas com o chocolate derretido, manteiga, açúcar e ovos ou com nata. Existem receitas em que a nata é incorporada já batida, para dar leveza, e outras em que é utilizada quente, que é o caso desta. A nata quente vai derreter o chocolate, o que vai dar origem a uma ganache – vejam aqui como fazer ganache de chocolate. Só por si, isso já seria uma mousse fantástica: simplesmente chocolate e nata! Mas eu adicionei ovos para conseguir uma mousse bastante rica e mais fofa. É uma das muitas formas de fazer mousse e ficou uma maravilha!
As Dicas da Paparoca têm o patrocínio da Candy.
Dicas para uma mousse de chocolate perfeita:
- Para fazer uma mousse de chocolate perfeita, use ingredientes da máxima qualidade. O chocolate deve ser de qualidade para que saiba bem e para que a sua textura seja perfeita depois de submetido ao calor.
- Para fazer ganache nunca usem natas alternativas, como de soja ou arroz, pois esses preparados não são verdadeira nata, são compostos por água com gelificantes. Como o chocolate odeia água, se deitarem essa nata em cima do chocolate, este vai ficar rijo e não vão obter uma mousse cremosa. Só a nata gorda vai dar origem a uma ganache cremosa.
- Bata as claras em castelo firme, mas sem ser rijo demais, pois isso vai deixar as claras em bocados difíceis de envolver no restante preparado.
- Reserve a mousse no frio por algumas horas para que a textura fique mais firme. Se não gostar dela fresca, retire uns 15 minutos antes de a comer, mas não deixe de a levar ao frio.
- Dê largas à imaginação nas guarnições: folhas de menta, gomos de laranja, amêndoas, nozes ou outros frutos secos – caramelizados ou não – arroz tufado, quadradinhos muito pequenos de chocolate (é maravilhoso encontrar 2 texturas de chocolate diferentes), fruta fresca, como morangos ou laranja.
Mousse de Chocolate com ganache
200 gr de chocolate em tablete (usei com 55% de cacau)
200 ml de nata gorda
3 ovos tamanho L
Preparação
Corte o chocolate em pedaços bastante pequenos com uma faca ou pique-o numa picadora. Deite numa tigela. Aqueça a nata ao lume. Assim que começar a querer ferver, retire do lume e deite a nata sobre o chocolate. O chocolate vai derreter com o calor da nata. Mexa bem para misturar os dois ingredientes e para ir arrefecendo. Verifique que o preparado já não está muito quente e junte as gemas. Misture com uma colher ou espátula. Bata as claras em castelo firme, mas sem ser demasiado rijo. Envolva as claras no preparado muito delicada e lentamente para não perderem o ar e para que a mousse fique fofa. Deite a mousse em taças individuais ou numa grande e leve ao frio.
No momento de servir guarneça com amêndoas caramelizadas – veja a receita aqui.
Bom apetite!