Esta foi a primeira receita que fiz com as especiarias que trouxe de Marrocos. É uma mistura de 35 especiarias e inclui canela e muito provavelmente outras especiarias doces a avaliar pelo aroma e sabor. Também inclui várias pimentas. A mistura de todas as especiarias é muito aromática e conjuga bem com carnes e também pode ser usada em massas de bolos e broas. Foi um tempero que deu uma vivacidade incrível a este pato.
Em substituição deste tipo de mistura de especiarias, sugiro que façam a vossa própria mistura com pimentas, canela, anis, gengibre e curcuma, tudo esmagado num almofariz. O acompanhamento do pato foi um arroz enriquecido com os miúdos do pato, ficou tudo muito bom e muito aromático.
Ingredientes
1 pato inteiro com miúdos
1 colher de sopa de mistura de especiarias moídas
Sal e azeite qb
1 cebola
1 laranja
Para o arroz – serve 4: 2 chávenas de chá de arroz carolino, 1 cebola média, 1 cenoura grande, 1 colher de sopa de sultanas douradas, sal e pimenta qb
Preparação
Arranje o pato e parta-o em pedaços grandes (4 a 6 pedaços). Barre o pato com a mistra de especiarias, sal e azeite. Coloque-o num tabuleiro de forno (com a pele virada para cima) juntamente com um generoso fio de azeite, a cebola cortada em meias luas e a laranja cortada em quatro (mantenha a casca). Tape com folha de alumínio e leve ao forno a 220º. Ao fim de 30 minutos retire a folha de alumínio e deixe os pedaços de pato continuarem a assar por mais 20 a 30 minutos. A pele vai ficar tostada e a carne do pato suculenta. A laranja vai ficar tostada e libertar algum do seu sumo, é um a conjugação vencedora com o pato e as especiarias. Antes de servir, deixe a carne descansar 5 minutos já fora do forno e tapada com folha de alumínio.
Para o arroz:
Leve os miúdos do pato a cozer em água e sal. Quando estiverem cozidos, reserve o caldo da cozedura. Entretanto ponha as sultanas de molho em água fria. Num tacho deite um fio de azeite e a cebola picada. Deixe refogar um pouco. Junte a cenoura cortada em cubinhos e os miúdos do pato também em pedacinhos. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar cerca de 4 minutos. Junte o caldo da cozedura dos miúdos – 6 chávenas de caldo. Quando o caldo ferver, junte o arroz e mexa. Deixe cozinhar entre 12 a 14 minutos ou até o arroz estar no ponto a seu gosto. Por fim, junte as sultanas, envolva e sirva com o pato e a laranja.
Servi também com salada verde e flores comestíveis do vaso da minha varanda.
Bom apetite!