receita de ganache de chocolate
  • Facebook

tarte ganache com nozes
  • Facebook

como fazer ganache de chocolate
  • Facebook

A ganache de chocolate é um preparado maravilhoso para usar em tartes, recheios ou coberturas de bolos e também para trufas e bombons caseiros (podem ver aqui como as fazer). Para quem adora chocolate, como eu, a ganache é uma receita obrigatória! Quem inventou esta maravilha foram os franceses, pois claro! E até foi por acidente, segundo reza a história. Na década de 50 do século XX um aprendiz chocolatier deixa cair, desastradamente, nata a ferver em cima de chocolate. Com a irritação do momento o mestre chama ganache ao seu pupilo. Ora, ganache significa incapaz, incompetente, estúpido… Mas, apesar da ira, o mestre não deita a mistura fora sem a provar primeiro. E quando prova… delicia-se! A mistura da nata com o chocolate transformara-se num delicioso creme que acabou se tornou numa das preparações mais conhecidas da doçaria francesa e, posteriormente, mundial.

A ganache não é mais do que chocolate de boa qualidade e nata quente. A proporção pode variar entre os dois ingredientes, bem como a percentagem de cacau do chocolate, conforme queiram uma ganache mais doce ou de chocolate mais amargo. As ganaches também podem ser aromatizadas: para isso basta juntar o aroma que preferirem à nata quando a aquecem. Podem juntar raspa de casca de laranja, essência de café ou vagem de baunilha, por exemplo. Também podem juntar licores diretamente na mistura de nata com chocolate, enquanto mexem e enquanto está quente.

Se usarem uma proporção diferente da que indico nesta receita vão obter outra textura. Por exemplo, se pretenderem uma ganache para barrar e rechear bolos, devem juntar mais nata para que o resultado final seja um mistura menos sólida: podem usar até meio por meio, ou seja, 200 ml de nata para cada 200 gr de chocolate. Se pretenderem uma ganache que solidifique para fazer este tipo de tarte ou trufas, usem a proporção que eu indico nesta receita. Façam as vossas experiências e deliciem-se com esta maravilha!

Ingredientes

300 gr de bolachas de chocolate (usei bolachas de chocolate com cereais)
100 gr de manteiga derretida
Uma pitada de sal fino
300 gr de chocolate com 50 a 60% de cacau
200 ml de natas
150 gr de nozes pecã

Preparação

Coloque as bolachas numa picadora ou processador de alimentos e triture. Junte a manteiga amolecida, mas sem estar muito quente. Junte também a pitada de sal fino. Triture até obter uma pasta. Forre uma tarteira de fundo amovível com esta pasta. Leve ao frigorífico por uma hora.

Aqueça as natas ao lume sem deixar ferver. Corte o chocolate ou piquei-o o mais finamente possível. Coloque o chocolate numa taça e deite as natas quentes por cima. Deixe assim 2 minutos e depois mexa para envolver tudo e o chocolate derreter completamente. A ganache está pronta! Deixe-a arrefecer só ligeiramente e, enquanto ainda está quente e líquida, deite-a por cima da base da tarte. Deixe ficar assim à temperatura ambiente cerca de 10 a 15 minutos. Quando o chocolate começar a solidificar coloque as metades de nozes por cima, pressionando ligeiramente. Leve ao frio pelo menos 3 horas para solidificar totalmente.

Notas: As quantidades que indico fazem uma tarte de tamanho comum. Também podem fazer tartes de tamanho individual. Para cobrir um bolo, experimentem fazer uma ganache mais líquida e deitá-la sobre o bolo enquanto ainda está quente.

tarte de chocolate com nozes
  • Facebook