pão-de-ló de margaride
  • Facebook

 

pão de ló à moda do porto
  • Facebook

Esta é uma receita de pão-de-ló à moda do Porto, tipo pão-de-ló de Margaride. A receita foi-me simpaticamente cedida e explicada pela Lara e pelo André e está na família do André já há uns anos. A mãe dele costuma fazer e é sempre um sucesso… depois de provar, percebi porquê 😉 O André é do Porto e a Lara de Viana, são amigos da turma de pilates, que é um grupo em que vagamente fazemos pilates… a professora que não me leia mas, na verdade, eu acho que o pilates é um pretexto para convivermos e levarmos bolos para o lanche! O grupo é fantástico e recheado de boas doceiras! Nesta semana da Páscoa a Lara resolver levar pão-de-ló e eu só vos digo que foi o melhor pão-de-ló deste género que já comi! Ela diz que não é especialista… não, Lara? Então continua a treinar para seres mesmo especialista e vai levando os bolos, nós não nos importamos 😉

Gostei tanto, mas tanto do bolo que lhes pedi a receita e a forma também veio de empréstimo. São dois alguidares de barro com a peça do meio para fazer o buraco, que é como se faz no Porto. No fundo é um pão-de-ló tipo de Margaride, apesar de existirem várias receitas com mais ou menos ovos e tempo para os bater. Como o meu cunhado é do Porto e gosta muito de pão-de-ló, prometi levar esta iguaria para o almoço de Páscoa e assim vai ser. Este foi feito como primeira experiência e correu bem, mas no domingo de Páscoa vou deixar o bolo um pouco mais de tempo no forno. Depois de feita a massa, tem-se a forma forrada com papel almaço e deita-se o preparado lá dentro, tapando a forma com o outro alguidar de barro. É assim que vai a cozer e o próprio barro dá um sabor muito especial ao pão-de-ló. Senti-me uma autêntica mulher do Norte ao fazê-lo e senti-me a mesma gulosa de sempre ao comê-lo!! Desejo a todos uma Páscoa muito feliz e espero que gostem desta receita de pão-de-ló à moda do Porto.

Saibam mais sobre a História do Pão-de-Ló aqui, achei o artigo bastante interessante.

Ingredientes:

6 ovos inteiros tamanho l
7 gemas
400 gr de açúcar
120 gr de farinha (usei farinha fina com fermento, mas não adicionei fermento extra)
1 pitada de sal

Preparação:

Bater os 6 ovos inteiros muito bem até triplicarem de volume e obtermos uma espécie de mousse espumosa. Eu bati com as varas na batedeira, comecei com velocidade média (durante 6 a 7 minutos) e depois passei para uma velocidade mais alta conforme o volume foi crescendo (mais 7 minutos). Quando obtivermos uma mousse bem leve, juntamos o açúcar e continuamos a bater. Depois juntamos as 7 gemas com uma pitada de sal e continuamos a bater mais uns 4 minutos. No total, a massa é batida cerca de 20 minutos. Depois basta envolver a farinha previamente peneirada com uma espátula.

Forre a forma com papel almaço, deite o preparado lá dentro e tape com a tampa, ou seja, o outro alguidar de barro, como podem ver nas fotos. Leve ao forno pré-aquecido (muito importante o facto de estar pré-aquecido!) a 200ºC. Este pão-de-ló que podem ver nas fotos cozeu 40 minutos e ficou muito leve, fofo e um pouco cremoso. Se o quiserem um pouco mais seco e alto, deixem 50 a 60 minutos, mas isso vai depender dos fornos. Façam as vossas experiências e conforme o vosso gosto pessoal.

Nota: fique mais ou menos cozido, vai sempre abater um pouco, é normal.

  • Facebook

 

  • Facebook

 

  • Facebook

 

  • Facebook

 

  • Facebook