como assar pato
  • Facebook

receita de pato assado
  • Facebook

Como é que surgiu esta receita de pato assado? Estava eu na aula de pilates esta semana e uma das colegas, que também adora cozinhar, começa a descrever detalhadamente uma receita de lasanha de pato do Jamie Oliver. Que ele primeiro assou o pato, a carne suculenta, a pele estaladiça, a lasanha cremosa… ora, para quem gosta de comer aquela conversa estava mesmo a dar fome! Como tinha comprado um pato, resolvi fazer uma receita com ele, não a lasanha, mas a receita de pato que me inspirou no momento. O pato foi assado durante 2 horas até a carne ficar muito tenra e suculenta. Além do couscous, juntei ingredientes que deram frescura e sabores contrastantes ao prato: os pickles, os tomates cereja e a rúcula. Ficou tudo uma delícia! Gosto imenso deste tipo de pratos com vários sabores. Espero que também apreciem. Bom fim-de-semana para todos!

Ingredientes para 4 pessoas

1 pato com 1200 a 1400 gr
Tempero: sal qb, 4 dentes de alho, 4 hastes de tomilho ou segurelha, 1,5 dl de azeite, 1 colher de sopa de mistura chimichurri (se não tiverem, usem uma mistura de ervas secas tipo ervas de Provence com pimentas e um pouco de pimentão doce), 1 colher de sobremesa de mostarda de Dijon
Para o molho: molho proveniente do pato assado, sumo de uma laranja, 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
Folhas de rúcula a gosto
2 chávenas de couscous e caldo da cozedura dos miúdos do pato
100 gr de tomate cereja
40 gr de pickles de cebolinhas
1 laranja

Preparação

Coloque os alhos, o sal, metade do azeite, a mistura chimichurri ou a mistura de pimentas, pimentão doce e ervas, tudo num almofariz e esmague até formar uma pasta. Barre o pato com isto e tempere com umas pedras de sal. Coloque um generoso fio de azeite num tabuleiro, coloque o pato por cima, junte as hastes de segurelha ou tomilho e regue com mais um generoso fio de azeite. Tape o tabuleiro com folha de alumínio e leve a assar ao forno a 200º durante uma hora. No fim do tempo retire a folha de alumínio e deixe assar mais 20 a 25 minutos de cada lado para acabar de cozinhar e para a pele ficar estaladiça.

Enquanto o pato assa, corte os miúdos em pequenos pedaços, coloque-os num tacho com água, sal e duas cascas de laranja e leve ao lume a cozer. Daqui vai resultar um caldo tipo canja que vai servir para os couscous. Quando os miúdos estiverem cozidos, retire-os da água e reserve. Coloque duas chávenas de couscous num pirex baixo para ficarem bem espalhados. Deite o caldo por cima até cobrir tudo. Tape o pirex com película aderente e deixe repousar 15 minutos. No fim desse tempo mexa os couscous com um garfo. Junte os pedacinhos de miúdos e a raspa da casca de uma laranja. Tempere também com um pouco de sumo de laranja.

Quando o pato estiver assado, desfaça-o em lascas, retirando todos os ossos, mas mantendo a pele tostada. Sirva o pato com os couscous, a rúcula, tomates cereja e pickles de cebolinhas. Tempere tudo com o molho: coloque uma parte da gordura e molho que o pato deitou ao assar num frasco. Junte uma colher de sopa de mostarda de Dijon e sumo de uma laranja. Agite o frasco para misturar. Tempere tudo com este molho.

pato assado com couscous
  • Facebook

receita de pato assado
  • Facebook