jardineira de frango
  • Facebook

As ervilhas com vagem, mais conhecidas por ervilhas tortas ou de quebrar, são muito tenras, doces e saborosas. Para as arranjar, basta tirar o fio, que é muito fino (mais fino que o do feijão verde). Eu retiro o fio porque não gosto de o encontrar, não fica agradável no prato. Para o retirar, basta puxar pelas pontas das vagens com uma faca e o fio vai sair facilmente.

Estas ervilhas são muito saborosas e ficam excelentes se forem salteadas com azeite e alho, simplesmente. Neste prato, juntei-as ao frango e às cenouras para fazer uma jardineira um pouco diferente. Não sou muito fã da jardineira tradicional, principalmente se levar batata. Esta jardineira ficou completamente diferente da tradicional e não apenas pela ausência da batata, mas também pelo sabor do tomilho e pela doçura destas vagens de ervilhas super tenras. É um prato simples e delicioso!

Ingredientes para 4 pessoas

1 frango partido em pedaços pequenos
600 gr de ervilhas de tortas (ervilhas com a vagem)
3 cenouras
0,5 dl de azeite
3 dentes de alho
1 folha de louro
3 hastes de tomilho
Sal e pimenta qb

Preparação

Cubra o fundo de um tacho com azeite. Tempere os pedaços de frango com sal e os alhos laminados e aloure o frango, fritando os pedaços até estarem corados. O objetivo não é cozinhar o frango totalmente, mas sim selar a carne, corando-a por fora e mantendo a suculência por dentro. Quando todos os pedaços estiverem corados, junte as ervilhas ao tacho e as cenouras cortadas em rodelas fininhas. Junte o louro e o tomilho. Deixe cozinhar em lume médio com o tacho destapado. Se vir que está a secar, acrescente um pouco de água e reduza o lume um pouco. Deixe cozinhar cerca de 25 minutos. No fim desse tempo, certifique-se de que o frango está totalmente cozinhado e que as ervilhas estão tenras.

Sirva a jardineira com arroz solto ou com um pouco de couscous simples.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!