tiras entrecosto com mel
  • Facebook

Estas tiras de entrecosto são um almoço de domingo perfeito! Depois de marinadas, ponha-as no forno juntamente com as batatas e relaxe… não precisa fazer mais nada, passado pouco mais de uma hora, a refeição está pronta!

Ingredientes para 4 pessoas

1 kg de tiras de entrecosto
Para a marinada/molho: 5 colheres de sopa de azeite, 4 colheres de sopa de vinho branco, 3 colheres de sopa de molho inglês, 3 colheres de sopa de molho de soja, 3 colheres de sopa de mel, 2 colheres de sopa de mistura de temperos moídos no almofariz (pimentão doce, coentros, alho em pó, pimenta preta, tomilho seco, oregãos secos)
Sal qb
600 gr de batatinhas novas para acompanhar

Preparação

Coloque todos os ingredientes da marinada num frasco, tape, agite muito bem e envolva as tiras de entrecosto neste preparado. Pode usar um saco de congelação para fazer isto: coloque o entrecosto e o molho no saco e agite de forma a que a carne fique bem empregnada na marinada. Feche o saco e deixe a carne descansar assim pelo menos 4 horas.

No momento de cozinhar, coloque as tiras de entrecosto num tabuleiro e salpique com umas pedras de sal grosso. Use muito pouco sal porque o molho de soja já é salgado. O molho de soja oferece sal ao tempero, enquanto o mel oferece doçura e vai permitir que a carne fique com um caramelizado delicioso. O molho inglês dá alguma acidez e os restantes temperos dão um sabor a churrasco muito agradável. As tiras de entrecosto também podem ser grelhadas na brasa, mas no forno vão ficar sublimes, acreditem!

Coloque a carne num tabuleiro e junte as batatas. Tempere as batatas com sal e um fio de azeite. Tape tudo com folha de alumínio e leve ao forno a 150º durante uma hora com ambas as resistências ligadas. No fim desse tempo, retire o alumínio e aumente a temperatura para 180º. Deixe cozinhar alguns minutos (10 a 15 conforme o forno) até ver que a carne e as batatinhas estão douradas.

No momento de servir, acompanhe com uma salada verde, feijão verde ou esparregado. Sirva com o molho que resultou do assado.

Bom apetite

  • Facebook