• Facebook

 

  • Facebook

Trouxeram-me quiabos, malaguetas, caju e amendoins de Moçambique. Os amendoins não têm sal adicionado mas, como são secos ao sol na areia da praia, ficam com um sabor ligeiramente salgado, são muito bons. As malaguetas são bastante picantes… a minha cunhada trouxe três tipos diferentes, umas frescas e outras secas. Neste prato usei as frescas, supostamente menos picantes, mas mesmo assim… hot!!

Resolvi juntar os quiabos com malagueta ao ossobuco, um corte retirado da perna traseira da vaca, ou seja, uma fatia da perna. Cozinha-se com o osso e é isso que lhe dá sabor e tenrura. O osso tem um tutano no interior que também é bastante saboroso. Há uns tempos que não confecionava esta carne de que gosto bastante, a última vez que fiz foi este Ossobuco com Cogumelos.

Em relação aos quiabos, também já os tinha confecionado no forno, numa receita a acompanhar barriga de porco. Mas dessa vez comprei-os num supercado por cá, enquanto estes quiabos que cozinhei com o ossobuco vieram de Moçambique. O quiabeiro é uma planta de origem africana, da família da salva. O seu fruto é o quiabo, de forma cónica, fibroso e com sementes no interior. Não é picante. Tem um sabor talvez um pouco semelhante ao feijão verde e possui uma baba, uma espécie de muco que pode fazer confusão a algumas pessoas, mas eu acho saboroso porque engrossa o molho dos estufados. Para que o quiabo perca um pouco dessa baba excessiva, corte-lhe apenas o pé e deixe-os de molho em água com vinagre (1 medida de vinagre para duas de água) durante 30 minutos antes de cozinhar. Depois lave-os, corte-os em pedaços e junte-os ao seu cozinhado. Cozinhe os quiabos frescos e não os deixe envelhecer, não devem esperar muito depois de os comprar, pois ficam rijos e não são agradáveis. Os quiabos são bons estufados ou no forno. Já li sobre uma receita de quiabos panados, ainda não experimentei, mas tenho curiosidade. Por enquanto, espero que gostem desta sugestão bem picante e aromática.

Diexem os vossos comentários e sugestões de como confecionar os quiabos.

Ingredientes para 4 pessoas:

4 fatias de ossobuco
1 cebola
600 gr de quiabos
3 cenouras
1 a 2 malaguetas
Sal qb
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 fio de azeite

Preparação:

Num tacho deite um generoso fio de azeite e deixe aquecer. Frite as rodelas de ossobuco, selando a carne até ficar tostada de ambos os lados. Depois junte a cebola cortada em gomos, a cenoura em rodelas, os alhos esmagados, o louro, a malagueta e tempere de sal. Junte um pouco de água (menos de 1 dl). Deixe estufar em lume brando durante 20 minutos com o tacho tapado. Junte os quiabos em pedaços e deixe estufar mais 20 minutos. Retifique de sal e junte um pouco mais de água se o estufado estiver a secar. Se o molho estiver muito aguado, destape o tacho. Sirva com arroz solto.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!