Não me venham com essa conversa de que é o último fim-de-semana do verão, as comidas de conforto e as noites à lareira… desculpem, mas isso é deprimente! O verão até pode estar de mochila às costas, de partida para outro hemisfério, por obrigação de calendário, mas enquanto o termómetro marcar acima dos 25 e o sol brilhar, é na praia que quero passar os meus fins-de-semana. O ano passado o último mergulho no mar foi no dia 7 de novembro, já toda a gente andava a roer castanhas e eu continuava a ir a banhos, por isso ainda tenho uns 2 meses de verão bem medidos. Nunca ouviram falar no calendário Paparoquiano? 😉
Não quero com isto dizer que não aprecie, numa tarde invernosa, ficar enroscada no sofá a ver um filme ou um dia passado a fazer bolos, com o forno sempre ligado e um chocolate quente a fumegar. Mas, para mim, duas ou três tardes dessas são suficientes, já servem para alimentar a nostalgia da realidade que é viver num país com estações (mais ou menos) definidas quando, na verdade, eu preferia morar num paraíso onde fosse sempre verão. Quando apertassem as saudades de calçar botas ou vestir gola alta, vinha até cá, em dezembro, só para passar o Natal 😉
Tudo isto e o facto de eu gostar de saladas, frias ou quentes, em qualquer altura do ano, é o que nos leva a esta receita que foi imaginada para aproveitar umas sobras de frango assado. Eu sou uma pessoa que tanto come feijoada no verão como gelados no inverno, basta que me apeteça. Quanto às saladas, como-as todo o ano por serem dos meus pratos preferidos. Esta ficou deliciosa e até o “carniceiro” cá de casa “gostou”. “Só gostas, não gostas muito”, perguntei?… Ele “gostou”, não se pode exigir tudo, afinal o verão também não dura 12 meses!
 
Ingredientes para 2 pessoas:
Folhas verdes a gosto (usei alface e agrião)
2 ovos
Sobras de frango assado ou cozido (cerca de 300 gr)
80 gr de bacon em pedaços finos
2 abacates maduros
1 tomate
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
Sal e pimenta qb
Sumo de uma lima
Meio ramo de coentros frescos picados
Preparação:
Comece por cozer os ovos para ter tempo de os arrefecer. Retire ossos e peles das sobras do frango e corte-o em lascas. Prepare uma espécie de guacamole. Descasque os abacates e corte-os em pequenos cubos. Tempere imediatamente com o sumo da lima para o abacate não oxidar. Corte o tomate em cubos, também pequenos. Junte-os ao abacate, bem como os coentros picados. Tempere de sal, pimenta e azeite. Junte o frango à mistura de abacate e misture tudo.
Numa frigideira anti-aderente deite um fio de azeite muito pequeno e as tiras de bacon. Deixe fritar até ficar bastante crocante. Descasque os ovos previamente cozidos e corte-os em rodelas.
Num prato de servir disponha uma boa porção de folhas verdes, alface, agrião, rúcula. Tempere com um pouco de sal, vinagre balsâmico e um fio de azeite. Por cima disponha a salada de abacate e frango e guarneça tudo com as tiras de bacon crocante e as rodelas de ovo cozido.
Sirva a salada fria. Esta conjugação de sabores fica ótima e sabe bem o crocante do bacon com o guacamole meio desfeito e bem temperado. Uma delícia!

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!