salmão fumado
  • Facebook

 

salmão fumado
  • Facebook

Juntar alguns dos meus ingredientes preferidos num prato e juntar as pessoas de quem gosto à mesa (ainda por cima, fazê-las felizes por provarem a minha comida!) é o que mais adoro e que me leva para a cozinha com tanto gosto! Este prato foi servido num jantar em que comemos, rimos, falámos, celebrámos novas conquistas e mudanças boas.

Uma receita de salmão fumado é sempre sucesso garantido e muito fácil de fazer. Como o salmão já vem “cozinhado”, basta juntar temperos e sabores e um pouco de imaginação! Ao salmão, seja fumado ou fresco, gosto sempre de juntar bastante frescura e alguma acidez. O sumo de lima ou limão é obrigatório e algumas ervas, cebola roxa para dar crocante, rabanetes, tomate cereja, etc… Desta vez usei rebentos de rabanetes, rúcula e cebolinho, mas qualquer erva fresca que fique bem com peixe pode ser utilizada (salsa ou coentros, por exemplo). O queijo creme também é outro grande aliado do salmão fumado (nesta receita juntei os dois num paté).

Agora que parece que o verão (finalmente!) vem fazer-nos companhia, esta entrada é perfeita para jantaradas entre amigos, a ver os jogos da Seleção ou o que vocês mais gostarem 🙂 Espero que apreciem a receita, experimentem e partilhem com os amigos!

Ingredientes:

400 gr de salmão fumado
200 gr de queijo creme (usei ricotta)
Meia cebola roxa
Sumo de uma lima
Sal e pimenta qb
Duas colheres de sopa de cebolinho picado
Rebentos de rabanetes a gosto
Folhas de rúcula a gosto

Preparação:

Pique o salmão fumado com uma faca grande (faça-o em cima de uma tábua, não use a trituradora, pois fica em papa). Regue com sumo de lima a gosto e adicione um pouco de pimenta. Pique a cebola roxa finamente e junte ao salmão. Misture tudo e reserve.
Numa tigela coloque o queijo creme, tempere de sal e pimenta e junte o cebolinho picado. Misture.
Com a ajuda de um aro de empratamento e uma colher, faça uma camada de salmão, por cima uma camada de creme de queijo e depois outra camada de salmão (vá calcando com as costas da colher). Pode fazer isto antes de servir e reservar no frio coberto com película. No momento de servir, guarneça com rebentos de rabanete e folhas de rúcula.
Sirva com tostas crocantes, eu servi com tostas de espelta e sementes de sésamo.

NOTA: Empratei com a ajuda de uns aros grandes. Coloquei uma pequena faca tipo espátula para as pessoas se poderem servir. As quantidades indicadas servem uma entrada para 6 pessoas.

Bom apetite!

Deixem os vossos comentários ou coloquem as vossas questões. E voltem sempre a esta cozinha!

salmão fumado
  • Facebook