choquinhos fritos
  • Facebook

Faço muitas vezes choquinhos e lulas, com ou sem camarão, por vezes também junto amêijoas. É o tip de prato que adoro. Simples, com sabores do mar e fácil de fazer. Esta semana fiz uns choquinhos com camarão e várias pessoas me pediram a receita, por isso aqui vai, com todos os truques que fui aprendendo para que fique com um molhinho suculento. Se fizerem a receita com chocos com tinta, o molho vai ficar mais escuro, mas muito saboroso, como os tradicionais Choquinhos à Algarvia.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 kg de choquinhos
400 gr de camarão
Azeite qb (0,5 a 1 dl)
4 dentes de alho
1 molhinho de coentros
Sal e pimenta qb e picante se gostarem
Sumo de lima a gosto

Preparação:

Comece por arranjar os chocos ou deixe-os com tinta, conforme preferir. Se forem congelados, seque-os bem com papel absorvente para não levarem muita água para a frigideira. Deite um generoso fio de azeite na frigideira e deixe aquecer. Junte os choquinhos com o lume alto. Os chocos vão sempre libertar alguma água, se for muita vão ficar cozidos, em vez de fritos e ficam sem graça. Há duas coisas que podem fazer para evitar isso. Primeiro que tudo, cozinhem os chocos numa frigideira grande e certifiquem-se de que não está muito cheia. Se os chocos forem muitos, é preferível dividi-los em dois recipientes ou fazer por duas vezes pois, se ficam muitos acamados, cozem em vez de fritar e não recebem o choque térmico necessário e o sabor do azeite. Mesmo assim, muitas vezes largam demasiado líquido. O que eu faço é pôr uma tampa na frigideira e, cuidadosamente, escorrer parte do líquido para uma tigela. Reservo esse líquido e vou juntando conforme o molho vai secando. Desta forma, os chocos fritam no azeite em vez de cozerem e o molho vai ficar mais suculento e não aguado. Também não ponho o azeite todo de uma vez, junto um pouco mais durante a fritura para fazer molho.

 

Enquanto os chocos vão salteando, junte os alhos esmagados e depois grosseiramente picados. Não costumo juntar logo de início para não ficarem queimados. No início os chocos precisam de um lume alto para levarem um choque térmico. Depois podemos reduzir um pouco o lume e ir juntando o suco dos chocos e um pouco mais de azeite. Quase no fim, juntem os coentros picados e, nos últimos dois minutos, os camarões já descascados. Quanto ao tempo de confeção, aconselho a que provem para que fique a vosso gosto e porque isso vai sempre depender do tamanho dos chocos e da sua tenrura. Mas não será mais do que 20 a 25 minutos até ficarem tenros e cozinhados. No fim regue os choquinhos com um pouco de sumo de lima. Sirvam com arroz ou batata frita e uma boa salada.

Bom apetite!