arroz malandrinho
  • Facebook

 

como fazer arroz malandrinho
  • Facebook

Se houver arroz (ou massa) e qualquer tipo de ingrediente na minha cozinha, eu faço uma refeição! Legumes, peixe, carne, cogumelos, queijo, ovos… qualquer coisa vai bem com arroz. Azeite, cebola e alho são ingredientes essenciais que junto sempre para fazer uma base saborosa. Mas eu também gosto de arroz branco, simplesmente 🙂 O meu marido costuma dizer que só viu mais uma pessoa gostar assim tanto de arroz como eu, o pai dele. Gosto de vários tipos de arroz, mas o nosso arroz carolino, para confecionar malandrinho, é qualquer coisa! Conheço várias pessoas que se queixam de não se darem bem como o arroz, que fica empapado e não fica malandrinho. Além de ter a ver com a qualidade do arroz que usam, tem a ver com o tempo de cozedura. O arroz carolino coze em 12 a 14 minutos. Para ficar malandrinho, ou seja, num ponto em que o bago abra, mas não desfaça, e que fique com bastante molho suculento, deve cozer no dobro (ou um pouco mais) de líquido em relação à quantidade de arroz e não deve cozer demais. Não se esqueçam que o arroz ainda fica “a abrir” no calor do tacho, pelo que o devem servir de imediato ou então desligar um pouco antes de estar “no ponto”. Se isso acontecer, deixem uma quantidade extra de caldo para que o arroz possa continuar a abrir e não esteja seco no momento de servir.

Depois de um fim-de-semana de desgraça total de petiscos e doces, deixo-vos esta receita de arroz de lulas, super fácil de fazer, prática e saudável. O que é simples e delicioso sabe tão bem, verdade? Boa semana para todos!

Ingredientes para 4 pessoas:

800 gr de lulas pequenas
2 chávenas de chá de arroz carolino
5 tomates maduros
1 cebola média
2 dentes de alho
1 folha de louro
0,6 dl de azeite
Coentros ou salsa a gosto

Preparação:

Deite um generoso fio de azeite num tacho, junte a cebola, os alhos picados e o louro. Deixe refogar ligeiramente. Ao fim de 2 a 3 minutos junte o tomate pelado e cortado em pedaços. Depois junte as lulas cortadas ao meio. Deixe cozinhar em lume alto durante poucos minutos. Quando notar que o molho está a evaporar, junte um pouco de água se necessário, tape o tacho e reduza o lume. Deite cozinhar cerca de 15 minutos ou até as lulas estarem macias. No fim desse tempo, retire as lulas e deixe toda a tomatada e molho no tacho. Junte 4 chávenas de chá de água quente, tempere de sal e, quando a água ferver, junte todo o arroz. Mexa, deixe o lume médio e cozinhe 12 a 14 minutos. O arroz deve ficar malandrinho. Se virem que o arroz está a absorver muita água e está a ficar sem molho, junte água ou caldo (de peixe, neste caso) quente (não frio para não parar a cozedura do arroz). Mexam e deixem cozinhar. O caldo quente pode ser adicionado a meio da cozedura do arroz sem problema. Mesmo no fim da cozedura, juntem as lulas, mexam, desliguem o lume e guarneçam com salsa ou coentros picados. Sirvam de imediato.

Nota: Nesta receita também fica bem um pouco de picante para quem gostar.

Bom apetite!