Espero que estejam a ter um feliz Natal e uma boa época festiva. Tenho andado pouco aqui pelo blog, mas podem encontrar-me diariamente nas redes sociais, Facebook e Instagram e, recentemente, também no Youtube. Convido-vos a todos a seguirem-me nas redes socias e espero que 2022 seja o ano de consolidação do projeto Deliciosa Paparoca, nomeadamente no Youtube. Como sou uma mulher da comunicação, decidi passar a apresentar as minhas receitas também em vídeo. Passem por lá e vejam as receitas, algumas são novas, outras são receitas que já podem encontrar aqui no blog, mas que agora também as podem ver em vídeo.
A receita que proponho hoje é um bacalhau confitado que preparei recentemente num showcooking ao vivo numa loja Conforama. Também foi o prato que fiz para a família na noite de Natal com pequenas diferenças. Partilho a foto de ambos os pratos: na foto de cima podem ver o bacalhau com a crosta de broa, chouriço e tomate cereja, que servi com puré de abóbora e espinafres salteados; na foto em baixo, podem ver o bacalhau com crosta de broa e chouriço e acompanhado com batata a murro e couve pack-choi. Espero que gostem, pois é um prato de bacalhau agradável de se comer em qualquer altura do ano. Podem encontrar outras receitas de bacalhau aqui no blog e também podem ver uma das receitas de bacalhau que faço com mais sucesso – a minha versão de Bacalhau Espiritual – em vídeo, aqui neste link do Youtube: Receita de bacalhau espiritual com broa e espinafres. A mesma receita escrita (versão com camarão em vez dos espinafres).
Passando à receita do bacalhau confitado, passo a explicar como se prepara o bacalhau desta forma.
Confitar não é mais do que cozinhar em gordura a baixa temperatura e isso dá muita suculência aos alimentos. Deve ser respeitada a temperatura e os tempos, que, no entanto, podem variar conforme a qualidade do bacalhau, a sua cura e a altura do lombo. Podemos confitar bacalhau no tacho ou no forno. Em qualquer dos casos, a temperatura deve rondar os 100º e os lombos de bacalhau estarão prontos em 20 a 30 minutos, conforme a altura da posta.
Ingredientes para 2 pessoas
– 2 lombos de bacalhau previamente demolhados
– Cerca de 0,5 l de azeite
– 4 dentes de alho
– 2 hastes de tomilho ou alecrim
– 50 gr de chouriço de carne
– 50 gr de broa de milho
– 12 tomatinhos cereja (opcional para a crosta)
Preparação
– Retire a pele ao chouriço e pique-o com uma faca. Deite o chouriço numa frigideira com um fio de azeite e deixe frigir. Junte a broa triturada juntamente com um dente de alho. Junte os tomatinhos cereja cortados ao meio. Envolva tudo e deixe fritar uns minutos.
– Coloque os lombos de bacalhau, com a pele para baixo, num tabuleiro pequeno. Disponha a mistura de broa por cima das postas.
– Deite azeite no tabuleiro de forma a que as postas fiquem quase cobertas, ficando apenas a parte da cima (com a camada de broa) a seco para tostar e ficar crocante.
– Junte 2 dentes de alho esmagados e tomilho ao tabuleiro de bacalhau e leve tudo ao forno a 100º durante 25 a 30 minutos.
– Sirva o bacalhau confitado com verdura e o puré de abóbora ou batata pequena assada “a murro” e couve salteada.
Dica: guarde o azeite que sobra de confitar o bacalhau e reutilize-o noutros pratos de peixe.
Bom apetite e boas festas!