Esta tarte pode ser feita de raiz ou para aproveitar sobras de bacalhau, que foi o que fiz com sobras de bacalhau do Natal. É muito simples, tem poucos ingredientes e é um prato de bacalhau prático e que fica muito saboroso. Basta ter em casa uma placa de massa pré-feita (dá sempre jeito) e o resto são ingredientes do dia-a-dia. Podem servir com legumes ou só com uma salada, fica uma refeição completa. Espero que gostem desta sugestão para começar a semana. Boa semana para todos, boas paparocas!
Ingredientes para 4 pessoas
1 placa de massa quebrada
2 postas de bacalhau médias a grandes ou o equivalente em sobras de bacalhau
1 alho francês inteiro (pode substituir por cebola se preferir)
0,5 dl de azeite
1 folha de louro
1 dente de alho
Para o bechamel: meio litro de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de farinha
Preparação
Coloque o leite e um dente de alho esmagado num tacho. Quando o leite começar a ferver (fervura lenta e suave) adicione o bacalhau e deixe-o cozer durante 5 minutos. Desfaça o bacalhau em lascas e retire todas as espinhas e peles. Reserve o leite.
Deite o azeite numa frigideira juntamente com o alho francês em rodelas não muito finas e a folha de louro. Refogue o alho francês até amolecer sem queimar. Junte as lascas de bacalhau e envolva. Reserve.
Num tacho deite a manteiga. Quando esta derreter totalmente e começar a ferver, junte a farinha de uma vez. Mexa bem até se despegar do tacho e depois vá juntando o leite de cozer o bacalhau pouco a pouco e mexendo sempre para formar um creme. Se usar sobras de bacalhau cozido e não tiver leite da cozedura, use leite simples. Retifique os temperos do molho bechamel, se necessário junte sal e pimenta. Este molho deve ficar grosso. Envolva todo o molho no preparado de bacalhau e alho francês.
Entretanto o forno deve ter sido pré-aquecido a 220º. Forre uma forma com a placa de massa quebrada e deite todo o preparado dentro da massa. Ajeite as extremidades da massa e leve ao forno cerca de 20 a 25 minutos ou até a massa estar cozida e o preparado gratinado. Nos últimos 5 minutos aumentei a temperatura para 230º e liguei só a resistência de cima para gratinar.
Servi com espargos salteados. Também acompanha bem com salada ou bróculos cozidos.
Bom apetite!