• Facebook

 

  • Facebook

 

  • Facebook
Este bacalhau foi feito com o molho bechamel que vos mostrei na receita de ontem 🙂 É um prato de bacalhau de forno que me foi sugerido por uma grande amiga, a Paula, que foi uma das incentivadoras e maiores responsáveis para que hoje exista o projeto da Deliciosa Paparoca 🙂

Esta receita foi-me sugerida por ela porque as saudades da comida da mãe apertaram no coração da Paula… Por isso, em homenagem à D. Tininha, que era uma pessoa muito doce e que gostava bastante de cozinhar, hoje temos este “Bacalhau Escondido”, um prato inspirado numa receita do Chef Hernâni Ermida, que a D. Tininha fez muitas vezes para deliciar a sua família.

Sei bem o quanto ele gostava de ver e sentir a nossa amizade, entre a filha, genro e neto e eu e o meu marido. Somos todos família. Temos o privilégio de manter uma amizade com décadas e, acima de tudo, com muitos momentos partilhados… bons e menos bons, alguns mesmo muito difíceis, por isso é que é uma amizade forte e generosa. A Paula merece que eu lhe faça estes miminhos culinários e a D. Tininha merece a homenagem à sua memória e aos seus dotes de cozinheira. Espero ter honrado a memória dela e que todos vocês possam partilhar esta receita com pessoas de quem gostam muito, em torno de uma mesa recheada de comida e muito amor.

Ingredientes para 4 a 6 pessoas

750 gr de bacalhau (pesado depois de retiradas as peles e espinhas – vão precisar de pelo menos 4 postas de bacalhau)
300 gr de cenoura
2 cebolas médias
150 gr de batata palha (usei de pacote)
Meio ramo de salsa
0,8 l de molho bechamel
1 dl de azeite
4 dentes de alho
1 folha de louro
Sal, pimenta e noz moscada qb
Mozarela ralada qb para gratinar (cerca de 75 gr)

Preparação

Desfie o bacalhau em cru, retirando todas as peles e espinhas. Coloque as peles e espinhas num tacho com 0,8 l de água e um dente de alho esmagado e deixe ferver durante 20 minutos para fazer um caldo. É com este caldo que vai preparar o molho bechamel, veja a receita AQUI.

Nota: use uma frigideira grande. Se vir que fica demasiado cheia e que os alimentos vão ficar muito acamados, faça em duas vezes ou use duas frigideiras. Deite o azeite na frigideira e junte as cebolas em rodelas finas, a folha de louro, os alhos esmagados e a cenoura ralada. Deixe refogar cerca de 5 minutos, mexendo. Quando a cebola e a cenoura começarem a amolecer, junte o bacalhau desfiado. Mexa e deixe cozinhar mais uns minutos. Entretanto deve ter pré-preparado o molho bechamel. Junte metade do molho bechamel ao bacalhau e junte também a salsa picada. Envolva. Retire do lume e deite tudo num tacho ou tigela bastante grande. Junte a batata palha e o restante molho bechamel. Misture tudo bem. A batata palha vai amolecer. Quando estiver tudo bem envolvido, disponha a mistura num tabuleiro de forno untado com manteiga. Polvilhe com a mozarela ralada e leve ao forno a gratinar a 200º. Cerca de 15 minutos são suficientes para obter um bom gratinado. Antes de servir, polvilhe com salsa fresca picada. Sirva com uma salada verde.

Bom apetite!

  • Facebook