Sobraram muitas claras dos doces da Páscoa. Tinha-as congeladas e resolvi fazer este molof com caramelo salgado (adoro!) e morangos. É a receita perfeita para a Primavera, só falta a Primavera instalar-se de vez e sem vergonhas! O molotof é uma receita excelente para aproveitar claras e podemos guarnecê-lo com alguns sabores e molhos para além dos tradicionais caramelo líquido ou doce de ovos (mas também gosto bastante da versão com doce de ovos). Nesta receita podem encontrar todas as dicas de como fiz, inspirei-me bastante nos truques do blog La Dolce Rita. As dicas dela foram fantásticas e resultaram na perfeição, foi o melhor molotof que já fiz. Sigam todos os passos, tempos de cozedura, de arrefecimento, etc, e tenho a certeza que vos vai correr bem 🙂 Deixem os vossos comentários ou dúvidas. Bom fim-de-semana!
Ingredientes:
8 claras
240 gr de açúcar (30 gr por cada clara)
Caramelo e morangos qb
Para o caramelo: Coloque 50 gr de açúcar branco num tacho, leve ao lume e deixe formar ponto de caramelo. Não mexa com uma colher para não cristalizar, vá só agitando o tacho. Quando estiver em ponto de caramelo, junte 30 gr de manteiga e uma a duas colheres de sopa de leite. Tenha cuidado para não se queimar porque o caramelo vai ferver em bolhas quando receber a manteiga. Neste momento baixe o lume e mexa para misturar bem. Tempere com flor de sal a gosto e deixe arrefecer.
Preparação do molotof:
Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC e coloque lá dentro um tabuleiro com uma altura de 4 dedos de água. O objetivo é a água ir aquecendo para quando colocar o molotof não existirem diferenças de temperatura. Bata as claras em castelo até ficarem firmes. Comece numa velocidade média e vá aumentando. Quando estiverem firmes, comece a adicionar o açúcar aos poucos. Quando tiver todo o açúcar incorporado, deixe bater mais uns 5 a 7 minutos numa velocidade alta até ter picos bem firmes. Unte uma forma com caramelo líquio (do comum, não do caramelo salgado). Depois de ter a forma bem untada, vá despejando colheradas de merengue e ajeitando bem para não ficarem bolhas de ar dentro do molotof. Depois da forma cheia com todo o preparado, coloque-a no tabuleiro com água que pré-aqueceu no forno (o molotof vai cozer em banho-maria) e leve ao forno um minuto por cada clara, neste caso, 8 minutos. No fim do tempo exato, desligue o forno, mas deixe o molotof lá dentro uma meia hora para não baixar. Depois retire, desenforme ainda um pouco morno e leve ao frio para refrescar. No momento de servir, guarneça com os morangos e o caramelo salgado.
Bom apetite e bom fim-de-semana!
Deixem os vossos comentários ou coloquem as vossas questões. E voltem sempre a esta cozinha!