salada de quinoa
  • Facebook

 

lombos de bacalhau
  • Facebook

 

bacalhau com quinoa
  • Facebook

Estas são as primeiras favas frescas que confecionei este ano. Pequenas e tenras, foram o acompanhamento ideal para esta salada de quinoa com lombos de bacalhau fritos. Na minha opinião, favas e bacalhau conjugam lidamente! Cá por casa gostamos muito, mesmo quando as favas já estão bem grandes, de sabor intenso, “olho negro” e pele mais rija. Também adoramos bacalhau de todas as formas e quanto à quinoa, tem vindo a ser introduzida nas nossas refeições cada vez com mais frequênca e conjugada com diferentes sabores. Cozinhar quinoa não é difícil, basta ter atenção ao tempo de cozedura para não ficar empapada. Para a quinoa ficar soltinha bastam 10 a 12 minutos, mas o que aconselho é que provem para sentirem quando está boa para o vosso gosto. Depois o truque está nos temperos e sabores que lhe queiram juntar e também na enorme variedade de legumes para conjugar com a quinoa. É um super alimento que permite refeições rápidas e variadas. Até podem cozer uma quantidade de quinoa que dê para mais do que uma refeição e depois vão juntando legumes salteados, saladas cruas ou peixe e carne para acompanhar.

A quinoa é o chamado o “cereal dos Incas” devido à sua origem nas terras altas da América Latina. Na verdade é uma semente e é plantada há milhares de anos, um super alimento que agora tem conquistado cada vez mais um lugar de destaque na alimentação dos países europeus. Eu gosto, não só por ser saudável ou tão pouco por estar na moda, é mesmo porque acho um alimento saboroso e versátil, que se cozinha rapidamente e se adapta a quase todo o tipo de conjugações. Absorve bastante bem os temperos, por isso nunca se “queixa” de falta de sabor. Tem alto teor proteíco, pelo que é um bom substituto da carne, peixe ou ovos e muito consumida nas dietas vegetarianas. Além de ser fonte de proteína vegetal, é rica em magnésio, potássio, ferro, vitaminas B1 e B2. Se ainda não conhecem, não hesitem em experimentar! Em breve vou partilhar mais ideias para confecionarem a quinoa, nomeadamente nuns deliciosos hamburgueres.

Ingredientes para 4 pessoas:

4 lombos de bacalhau (2 postas grandes e altas cortadas ao meio)
1 ovo e farinha qb para panar o bacalhau
400 gr de favas frescas
1 chávena e meia de chá cheia de quinoa
1 fio de azeite
2 pés de cebolo fresco
1 dente de alho
1 cebola
Sal e pimenta qb
1 limão
2 tomates para acompanhar

Preparação:

Depois do bacalhau estar demolhado, seque-o bem com papel absorvente e corte-o em lombos, retirando a espinha maior do meio da posta. Reserve.
Lave a quinoa num passador de rede. Deixe-a a escorrer uns minutos enquanto a água ferve. Deve utilizar sensivelmente o dobro da água (2 chávenas por cada chávena de quinoa). Quando a água ferver, junte sal e a quinoa. Deixe cozer em lume médio 10 a 12 minutos. Prove ao fim de 10 minutos para ver se está a seu gosto, não deixe a quinoa cozer demais para não ficar empapada. Na minha opinião os 15 minutos indicados em algumas receitas e embalagens são excessivos. Quando estiver cozida, escorra num passador de rede para ficar bem soltinha.
Deite o azeite num tacho e junte a cebola picada, bem como um pé de cebolo também picado e um alho esmagado. Deixe cozinhar 3 minutos sem deixar queimar. Junte as favas, tempere de sal e deixe estufar com o tacho tapado e em lume brando. Junte um pouquinho da água de cozer a quinoa para as favas não secarem e cozerem no vapor. Enquanto cozinham, frite o bacalhau. Aqueça óleo e passe o bacalhau por ovo batido e farinha. Frite os lombos cerca de 6 a 8 minutos, conforme a altura da posta. O bacalhau deve ficar em lascas suculentas, não o cozinhe demais. Depois de frito regue com umas gotas de sumo de limão.
Misture as favas já cozinhadas com a quinoa, tempere com pimenta e sumo de limão, retifique de sal. Sirva o bacalhau com a salada de quinoa e uma salada de tomate e limão. Por fim, polvilhe tudo com cebolo fresco picado.

Bom apetite!

Deixem os vossos comentários ou coloquem as vossas questões. E voltem sempre a esta cozinha!