panacotta
  • Facebook

Usei açúcar de coco para fazer esta sobremesa e gostava de partilhar convosco a utilização que tenho feito deste tipo de açúcar. É um produto obtivo através da seiva do coqueiro, que depois passa por um processo de aquecimento e desidratação até ficar seco (em cristais). O açúcar de coco é menos processado que o de cana, branco e refinado, por isso é, à partida, mais saudável. Se comprarem biológico (comprei no Aldi, aliás ando fã dos produtos bio do Aldi) melhor ainda, pois não tem adição de químicos. Assim que comprei, provei o açúcar sem nada para conhecer o sabor. A mim parece-me bastante doce, um pouco caramelizado, tem um sabor quente, eu gosto muito. Mas quando o usamos nas receitas acaba por não adoçar em demasia. Na minha opinião, que não gosto dos doces excessivamente doces, não ponho açúcar no café, etc, acho que adoça bem e é suficiente usarmos a mesma quantidade da que é indicada nas receitas feitas com aúcar branco. Foi o que fiz com esta panacotta e com a compota e correu bem. Mas o meu marido põe deste açúcar no café e diz que adoça menos que o outro. Aconselho-vos a experimentarem e acertarem quantidades conforme o vosso gosto.

O açúcar de coco tem a vantagem de ter menor indíce glicémio do que os outros, ou seja, o açúcar é absorvido pelo organismo mais lentamente, pelo que é mais adequado para quem não quer abusar. Não vou afirmar que é adequado para diabéticos, pois só um médico da especialidade ou um nutricionista poderá dizer isso, mas penso que vale a pena informarem-se se tiverem necessidades alimentares especiais. É ainda interessante do ponto de vista nutricional por ser rico em potássio, magnésio, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. Tem uma desvantagem: é caro. Mas talvez o preço se democratize mais quando começar a estar à venda em mais sítios. Em relação à receita, só usei deste açúcar e ficou tudo ótimo. A panacotta ficou mais morena 🙂 até ficou bonita!

As flores são comestíveis e estão a dar-se muito bem na minha varanda, tenho um vaso delas e têm dado. Foram oferta da minha amiga Manuela, que também gosta muito de cozinhar e sabe que eu adoro estes miminhos!

 

açúcar de coco
  • Facebook

Açúcar de coco (imagem retirada da net)

Ingredientes para 6 doses individuais:

200 ml de nata
125 ml de leite
35 gr de açúcar de coco
1 vagem de baunilha
3 folhas de gelatina incolor
Para a compota: 250 gr de frutos vermelhos congelados, sumo de meio limão, 150 gr de açúcar de coco

 

Preparação:

Deixe as folhas de gelatina a hidratar em água enquanto ferve a nata juntamente com o leite, açúcar e baunilha (tudo misturado num tachinho). Assim que esta mistura ferver, retire do lume e junte as folhas de gelatina previamente hidratadas, mexa para que se disolvam bem. Verta o preparado em pequenas formas levemente pinceladas com óleo de girassol ou outro sem sabor. Leve ao frigorífico durante, pelo menos, 4 horas.
Enquanto a panacotta solidifica e refresca, faça a compota. Junte os frutos vermelhos congelados, o sumo de limão e 100 gr de açúcar de coco e leve ao lume durante cerca de 30 minutos até atingir um ponto de coulis (uma compota pouco espessa). Deixe arrefecer e sirva com a panacotta.

Bom apetite! Deixem os vossos comentários e opinião sobre o açúcar de coco e sobre a receita, claro!

Bom fim-de-semana!