peru de natal recheado
  • Facebook

peru recheado
  • Facebook

Para quem quiser uma opção de carne para o Natal, aqui fica a sugestão deste roti de peru recheado e assado, feito a partir da perna desossada. Basta mandarem desossar no talho e abrir cuidadosamente para ficarem com um naco de carne aberto como se fosse um livro, pois assim é mais fácil rechear. Mantenham a pele, que vai ficar tostadinha e muito saborosa. Peçam uma perna de peru e não de perua (a de peru é maior e mais adequada a este prato). Também podem desossar e rechear um peru inteiro ou um peito de peru. No entanto, o primeiro é bastante grande, apesar de ficar lindo na mesa, é verdade! Em relação ao segundo, o peito, na minha opinião fica seco, por isso acho que a perna é a melhor opção e a zona do peru onde a carne é mais saborosa e suculenta. Depois de desossada, recheada e atada, a perna fica um roti perfeito! Espero que gostem da sugestão. Servi a vários amigos e todos gostaram bastante, penso que este recheio agrada a toda a gente. Boas Festas para todos!

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

1 perna de peru com cerca de 1,8 kg (a que usei , depois de desossada, ficou com 1,6 kg – depois de recheada ficou quase com 2 kg)
1 laranja
1 alho francês
1 cebola
Azeite qb
Sal e pimenta qb
1 cebola grande
3 folhas de louro
3 dentes de alho esmagados
Tomilho e alecrim qb
Para o recheio: 1 alheira, 1 cebola não muito grande, 1 dente de alho, 1 fio de azeite, 150 gr de alperces secos, 150 gr de miolo de noz, tomilho

Preparação:

Peça no talho para desossarem e abrirem a perna de peru de forma a que fique o mais direita e limpa possível, como podem ver nas fotos em baixo. Para preparar o recheio, refogue a cebola picada com azeite e alho até ficar transparente. Depois junte a alheira desfeita e sem pele e folhinhas da tomilho. Vá desfazendo a alheira com um garfo e incorpore na cebola. Junte a noz picada grosseiramente e os alperces secos cortados em pedacinhos pequenos (os alperces devem ser hidratados antes, colocando-os em água durante uma a duas horas). Misture todo o recheio, fazendo uma pasta. Retifique de sal e pimenta. Deixe o recheio arrefecer.
No momento de rechear a perna de peru, tenha-a bem aberta em cima da bancada ou de uma tábua. Coloque previamente os fios de algodão por baixo da carne. Não ate tudo com o mesmo fio, opte por cortar vários fios e por atar um de cada vez, é muito mais fácil. Voltando ao recheio, coloque a pasta na zona central da carne e enrole-a cuidadosamente, mas com alguma firmeza. Enrole respeitando o mais possível a forma original da perna, como podem ver nas fotos. Depois aperte bem cada um dos fios e dê os nós.

Num tabuleiro de forno coloque um generoso fio de azeite e as folhas do alho francês a fazer uma “cama”. Coloque o roti por cima, temperado com sal e pimenta de ambos os lados. Junte dentes de alho esmagados, folhas de louro, rodelas de laranja, alecrim e tomilho e mais um fio de azeite por cima da carne. Leve ao forno a assar a 200 º durante cerca de uma hora. A carne deve estar tapada com folha de alumínio e deve ficar com a pele para baixo num primeiro momento. A meio da cozedura vire o roti. Nos últimos 15 minutos retire o alumínio para a pele tostar e aumente a temperatua para 220º. Também pode ligar apenas a resistência de cima do forno para gratinar e tostar a pele (isto depende do forno de cada um).
Depois de assada, deixe a carne descansar cerca de 10 minutos tapada com folha de alumínio. Só depois a deve cortar em fatias. Eu servi com batatinhas assadas no forno, cogumelos salteados e salada verde. Castanhas ou batata doce e uns grelos salteados também ficam bem com este prato.

como rechear uma perna de peru
  • Facebook

roti de peru recheado
  • Facebook

receitas de natal
  • Facebook