Hoje é o Dia Mundial da Alimentação e do Pão, um alimento cheio de simbolismo, que é a base da alimentação do Homem desde há séculos. O cereal transformado, símbolo de vida e de alimento é algo quase mágico! Se pensarmos que basta misturar farinha e água, juntar-lhe calor e temos alimento pronto a comer, é fantástico! Eu gosto de fazer pão e massas em geral (massas doces, pasta fresca, massa de rissol). Gosto de amassar e normalmente dou-me bem com as experiências, mas para algumas coisas também uso a minha batedeira Kenwood, que é uma grande ajuda, principalmente na poupança de tempo e na força de braços 😉
Já tenho experimentado fazer pão algumas vezes, mas não sou uma expert. Desta vez queria algo especial e resolvi pesquisar no blog da Isabel Ziabaia, o Cinco Quartos de Laranja. Escolhi uma receita de pão de sementes (vejam a receita original, eu fiz uma pequena alteração, usando farinha de trigo integral em vez da de centeio). A Isabel é apaixonada por fazer pão e dá todas as dicas para que a experiência nos corra mesmo bem! A receita que escolhi não me deixou fica mal, saiu bem à primeira e foi um sucesso! Cortei o pão ainda quentinho e deixei a maravilhosa manteiga dos Açores derreter em cima de uma fatia… Como vocês, infelizmente, não conseguem provar, deixo-vos o vídeo para vos abrir o apetite 😉 E a receita, claro! Experimentem fazer pão em casa, pois é muito compensador!
Ingredientes:
Para o pré-fermento (fazer de véspera):
200 gr de farinha T65
200 gr de água à temperatura ambiente
0,4 gr (1/8 de colher de chá) de fermento de padeiro seco
Preparação: Colocar todos os ingredientes numa taça, mexer bem com uma colher de pau durante um minuto, cobrir com película aderente e guardar de um dia para o outro no frigorífico ou à temperatura ambiente se não estiver muito calor.
Para o pão:
200 gr de farinha de trigo T65
100 gr de farinha de trigo integral
180 ml de água morna
2 colheres de sopa de flocos de aveia
1 colher de sopa de sementes de abóbora
1 colher de sopa de sementes de girassol
1 colher de sopa de sementes de papoila
1 colher de sopa de sementes de sésamo branco
1 colher de sopa de sementes de linhaça dourada moída
10 gr de sal (usei grosso, por isso foi diluído em água)
3 gr de fermento de padeiro seco
Preparação:
Faça o pré-fermento na véspera, como indicado. Tem que descansar 12 horas à temperatura ambiente (se não estiver muito calor) ou no frigorífico (o frio não vai parar a fermentação). Numa taça grande coloque as farinhas, todo o pré-fermento, o fermento seco, a água com o sal dissolvido (ou sal fino) e as sementes e flocos de aveia. Misture tudo e depois amasse na batedeira com o gancho de amassar ou na pedra da cozinha com as mãos. Amasse durante cerca de 10 minutos. Faça uma bola com a massa, deixe-a numa taça tapada (tapei com película aderente e envolvi num cobertor para ficar mais quente) e deixe levedar 2 horas.
No fim desse tempo, enfarinhe a bancada da cozinha e molde uma bola com a massa. Cuidadosamente coloque a massa em cima de papel vegetal e coloque-a numa forma ou tacho para não perder a forma redonda. Pincele a bola de massa com água e polvilhe com mais algumas sementes. Tape e deixe levedar mais uma hora. Cerca de 15 minutos antes da hora, pré-aqueça o forno a 230º (coloquei o meu a 225º com a ventoinha ligada). Coloque um tacho de ferro no forno para aquecer, enquanto o forno também aquece. Quando o forno estiver na temperatura correta e a massa levedada, coloque-a cuidadosamente dentro do tacho (eu coloquei com o papel vegetal e assim ficou muito direitinha e não baixou). Tape o tacho e leve ao forno. Deixe cozer 30 minutos com o tacho destapado e mais 10 a 20 com o tacho sem tampa. Eu deixei cozer apenas mais 10 minutos, mas a receita original refere 20. Quando usamos a ventilação do forno, os tempos de cozedura reduzem ligeiramente.
Bom apetite!