Gosto de usar os frutos de cada época do ano e lembrei-me de fazer este crumble de dióspiros com amêndoas, que leva apenas 50 gr de açúcar e fica uma delícia. Algumas seguidoras no facebook também tinham pedido receitas com castanhas, marmelos ou dióspiros. Para além das que já podiam encontrar no blog, fiz esta para o fim-de-semana e já está aprovada por quem a provou 😉 Espero que também gostem! Outras receitas de crumble Aqui.
Ingredientes:
4 dióspiros de roer
100 gr de manteiga Nova Açores
100 gr de farinha de trigo integral
50 gr de flocos de aveia integral
70 gr de amêndoas grosseiramente partidas
50 gr de açúcar escuro ou mascavado + 1 colher de sopa
2 colheres de sopa de passas ou sultanas previamente demolhadas em vinho licoroso
Sumo de meio limão
1 colher de chá de canela
Preparação:
Descasque os dióspiros e corte-os em pequenos cubos, reservando uma metade para decoração. Coloque-os numa tigela e esprema o sumo de limão por cima. Junte as passas previamente demolhadas (de um dia para o outro) em vinho licoroso. Misture tudo e coloque a fruta numa tarteira ou tabuleiro de forno untado com manteiga. Entretanto o forno deve estar pré-aquecido a 200º.
Numa tigela misture todos os secos (a farinha, os flocos de aveia, as amêndoas partidas grosseiramente com uma faca, a canela e o açúcar). Junte a manteiga à temperatura ambiente e amasse bem com as mãos. Deite toda esta mistura por cima dos dióspiros de forma a cobrir bem toda a tarteira (calque ligeiramente). Com o meio dióspiro que sobrou faça uma decoração, cortando o fruto em tiras finas e dispondo no meio da tarteira. Polvilhe com uma colher de sopa de açúcar mascavado para caramelizar. Leve assim ao forno durante 35 minutos, a 200º, ou até estar douradinho a seu gosto. Sirva com mais dióspiro fresco maduro para ter contraste de texturas.
Bom apetite e bom fim-de-semana!