abóboras recheadas com requeijão
  • Facebook

abóboras recheadas com requeijão
  • Facebook

Apanhei as primeiras abóboras da horta dos meus pais. Há uns meses, dispusemos sementes de abóboras hokaido biológicas. Entretanto, as primeiras já estão com uma cor laranja bem garrida e boas para serem colhidas. São pequeninas, mas muito saborosas. A abóbora hokaido é muito suculenta e boa para todo o tipo de preparações, desde sopas a assados no forno, passando por todo o tipo de sobremesas. Podem encontrar várias receitas aqui no blog, desde compota, passando por uma mousse de chocolate com abóbora ou esta tarte de abóbora, entre muitas outras, nomeadamente vários bolos.

Para esta receita convém usar abóboras o mais pequenas possível, cada abóbora vai servir de “taça” para o preparado de requeijão. Se conseguirem abóboras mesmo pequeninas, como as que usei, podem servir uma por pessoa. O resultado é algo entre a mousse e o suflê, uma sobremesa cremosa de abóbora, requeijão e mel. Depois da preparação no forno, aconselho um pouco de frio para que o doce seja servido ligeiramente fresco.

Ingredientes

1 a 2 abóboras hokaido conforme o tamanho
1 requeijão de cabra (230 gr)
2 a 3 colheres de sopa de mel (conforme o gosto)
1 ovo grande
Raspa de 1 laranja

Preparação

Abra uma pequena tampa nas abóboras, retire as pevides e leve as abóboras ao forno a 200º até estarem macias, mas firmes (cerca de 15 a 20 minutos). Coloque o requeijão com o ovo e a raspa de laranja numa tigela e bata com as varas de arames da batedeira elétrica durante 5 minutos. Vá juntando o mel em fio e bata mais uns 2 minutos. Recheie as abóboras com o preparado e leve-as ao forno a 200º com ambas as resistências ligadas para gratinar durante 5 a 7 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente, leve um pouco ao frio e depois sirva as abóboras guarnecidas com mais raspa de laranja e um fio de mel.

Bom apetite!