Esta semana tinha muitos frutos vermelhos: mirtilos que eu percebi que não ia consumir em tempo útil (congelei-os), cerejas grandes e muito boas e morangos bastante doces. Fiz uma mistura dos três, juntei açúcar e fiz uma compota. Rendeu um frasco bem grande. Provei esta compota de frutos vermelhos ao pequeno almoço, no dia seguinte, com iogurte grego, abacate e cereais integrais. Excelente!
Depois fiquei a pensar na utilização que podia dar à compota numa receita doce e fresca. Claro que há sempre o eterno chesscake… mas apetecia-me algo diferente (e não era Ferrero Rocher, Ambrósio!). É engraçado que quando começo a puxar pela inspiração, os meus ingredientes preferidos soam sempre como campainhas. O queijo é um deles. Talvez seja a campainha que toca mais vezes e mais alto, verdade! E qualquer palato apurado sabe que queijo e compota fazem um casal perfeito. Ora, como eu gosto de manter os casais juntos e sou pela paz e pelo amor, resolvi que a sobremesa tinha que levar queijo… mas não ia ser chesscake. Decidi-me por um gelado de requeijão. A experiência foi um sucesso! O gelado é extra cremoso e a conjugação do sabor a nata e requeijão com a compota é fantástica!
Ingredientes
Para a compota: 1 kg de frutos vermelhos a gosto (usei morangos, mirtilos e cerejas) + 500 gr de açúcar. Ferver até atingir ponto de estrada/ponto de compota.
Para o gelado: 3 gemas grandes, 3 colheres de sopa de açúcar (cerca de 75 gr), 1 dl de leite, 200 ml de nata para bater, 1 requeijão muito cremoso e sem sal com 250 gr (usei de ovelha), 1 iogurte natural sem açúcar (150 gr)
Preparação
Faça a compota antecipadamente, não vai necessitar dela toda, pode guardar a restante para outras preparações.
Para fazer o gelado, misture bem as gemas com o açúcar e o leite, deite num tachinho e mexa em lume brando até engrossar e obter um preparado cremoso. Esmague o requeijão com um garfo até estar completamente desfeito e sem grumos. Depois de arrefecido, misture o preparado das gemas ao requeijão. Bata as natas até ficarem bem firmes, junte o iogurte e bata mais 30 segundos. Junte este preparado ao anterior e envolva tudo bem.
Por fim, junte 120 gr de compota e mexa levemente de forma a ficar mal misturado para que se encontrem zonas de gelado mais brancas a saber a nata e a requeijão e outras zonas a saber mais a compota. Se misturar muito bem, vai perder o efeito visual e os sabores vão ficar demasiado misturados e não é isso que se pretende.
No momento de servir, pode juntar mais compota e frutos vermelhos frescos. Também fica bem se acompanhar com uma bolacha fina de amêndoa, tipo tuille.
Bom apetite!