A tradição de fazer Broas dos Santos, cozidas em forno a lenha, nunca chegou à minha família. Talvez nem seja muito comum aqui na zona de Vila Franca de Xira. Ou era e já se perdeu o hábito… Quando era pequena lembro-me de tocarem à campainha, na manhã do dia 1 de novembro, a pedirem “Pão por Deus”. Mas, nessa altura, já o faziam só por brincadeira, não era (felizmente!) para matar a fome, como acontecia antes.

Atualmente ainda acontece, às vezes, aqui na urbanização. Algumas crianças juntam-se e pedem doces à porta dos vizinhos. Por tradição, as broas e bolos dos Santos eram oferecidos, precisamente, neste ritual do “Pão por Deus”. Quem as costuma fazer também oferece a familiares e amigos, que é o que eu vou fazer este ano, pois resolvi experimentar estes bolos tradicionais que já me despertavam a curiosidade há muito tempo. Confesso que não tive coragem de acender o forno a lenha porque chovia no dia em que os fiz (o forno está num local descoberto), mas o meu forno elétrico é espetacular e deu bem conta do recado. Depois de algumas pesquisas, juntei dicas de várias receitas e fiz a minha versão. Juntei-lhes alguns frutos secos, mas as broas também ficam igualmente boas só com a massa. Estas ficaram deliciosas! Uma boa parte delas vai para os colegas da aula de Pilates 🙂 Ficou prometido e… promessa de Paparoca é para cumprir!

Ingredientes para 30 broas de cerca de 8 cm de diâmetro:

1 kg de farinha trigo sem fermento (tipo 55)
1 colher de chá de fermento em pó
600 gr de açúcar
150 ml de azeite
4 ovos + 2 gemas para pincelar
1 colher de chá de erva doce moída
1 colher de sobremesa de canela em pó

Raspa da casca de um limão grande

2,5 dl de leite morno
100 gr de sultanas
Nozes qb (cerca de 30 metades)

 

Preparação:

Coloque a farinha num recipiente largo. Aqueça o azeite até ferver e deite-o por cima da farinha, misture. Junte os restantes ingredientes: açúcar, especiarias, raspa de limão. Depois junte os ovos e vá batendo. Amasse muito bem à mão ou na batedeira com o gancho de amassar. Vá deitando o leite morno e amassando sempre até obter uma pasta moldável, mas que não seja mole demais para que as broas se possam tender.
Molde as broas e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Se tiver dificuldade em tendê-las, retire pedaços de massa com uma colher (o equivalente a duas colheres de sopa,). Pincele as broas com gema de ovo batida e coloque uma noz em cada uma. Leve ao forno pré-aquecido a 210º até as broas estarem douradas. Eu coloquei o meu forno na posição de ventilação, com ambas as resistências ligadas e a 200º (com o forno ventilado convém sempre baixar um pouco a temperatura). Cada fornada demorou 12 minutos a cozer.
 
Bom apetite! Aproveitem bem o fim-de-semana e feriado que se aproxima.