semi frio de maracuja e coco
  • Facebook

semi frio de maracuja e coco
  • Facebook

Esta sobremesa junta dois ingredientes de sabor tropical: o coco e o maracujá. A doçura do primeiro equilibra a acidez do segundo e os dois frutos juntos fazem um belo par neste doce de colher, que fica muito leve e fresco. O creme fica muito fofo e nada gorduroso porque é confecionado com claras de ovo. Normalmente este tipo de semi-frio leva natas, mas garanto que as claras dão uma consistência e uma leveza espetacular a esta sobremesa, o que dispensa totalmente as natas, neste caso. Quem gostar de acidez a valer, pode usar 10 maracujás. Aconselho a que vão provando a mistura de maracujá com leite condensado para verificarem quando está a vosso gosto. Eu acho que com os 8 fica equilibrado e docinho. Se fizesse só ao meu gosto, tinha posto mais 1 ou 2 maracujás, mas o meu marido não gosta de sabores muito ácidos. Experimentem e ajustem conforme o vosso paladar.

Ingredientes

Para a base: 100 gr de coco ralado + 100 gr de açúcar amarelo + 100 gr de óleo de coco + 100 gr de farinha de trigo integral + 2 colheres de sopa de bebida vegetal

Para o creme: 1 lata de leite condensado + polpa e sumo de 8 maracujás + 6 claras de ovo + 4 folhas de gelatina incolor

Preparação

Comece por fazer a base, misturando todos os ingredientes e forrando uma forma redonda de fundo amovível com este preparado. Primeiro forre a forma com papel vegetal e depois com o preparado de massa de coco. Calque ligeiramente e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 10 minutos. Retire do forno e reserve, deixando arrefecer. Não desenforme.
Abra os maracujás ao meio e retire o interior de todos. Coloque num tanchinho e junte 0,3 dl de água. Leve ao lume e deixe ferver 1 minuto. Retire do forno e junte as folhas de gelatina previamente hiratadas em água fria. Misture até a gelatina se dissolver.
Numa taça, junte o leite condensado com o preparado de polpa de maracujá e misture muito bem. À parte, bata as claras em castelo bem firme e envolva no preparado anterior. Vai obter uma mousse muito leve e fofa. Deite esta mousse por cima da base de coco sem nunca retirar o aro da forma. Leve ao frio pelo menos durante 2 a 3 horas.
Para desenformar, passe uma faca fina em redor do aro e retire-o. Coloque o semi-frio num prato. Pode servir com mais polpa de maracujá fresco, o que vai dar ainda mais sabor e mais acidez à sobremesa.

Bom apetite!

semi frio de maracuja e coco
  • Facebook