• Facebook

Esta receita de farófias foi preparada num dia em que queria uma sobremesa boa, mas também bonita. Algo que fosse agradável à vista, assim para impressionar um bocadinho, mas também não tinha muito tempo… Faço as farófias sempre com o molho inglês porque é delicioso e é a forma de aproveitar claras e gemas, sem desperdício. Desta vez resolvi juntar uma compota. Tinha um pacote de frutos vermelhos congelados e tenho que confessar que este tipo de coisas dá jeito quando queremos criar algo assim de repente, como foi o caso. Fiz a sobremesa com o que tinha em casa, entre frescos e congelados, e saiu como eu queria: saborosa e bonita. Empratei em doses individuais para ficar mais elegante e acho que impressionei 😉 Afinal, era o jantar do Dia dos Namorados…

Ingredientes para 4 pessoas:

4 ovos
8 colheres de sopa de açúcar
Meio litro de leite
1 colher de chá de amido de milho (maizena)
1 casca de limão (só o vidrado, a parte amarela)
Para a compota: 200 gr de frutos vermelhos congelados + 100 gr de açúcar + gotas de sumo d elimão + pau de canela

Preparação:

Comece por preparar uma compota com os frutos vermelhos, colocando-os num tacho (não é preciso descongelar) com o açúcar, pau de canela e sumo de limão. Deixe cozinhar em lume médio durante 20 a 30 minutos ou até atingir um ponto parecido com a compota. Depois de pronto, reserve e deixe arrefecer.

Ponha o leite a ferver com a casca de limão. Bata as claras em castelo e, quando começarem a ficar firmes, vá juntando o açúcar (4 colheres de sopa, uma de cada vez). Depois de estarem bem firmes, deite colheradas de claras no leite para cozerem. Quando fizer isto, reduza o lume para médio para que o leite ferva apenas levemente. Coza as farófias, virando-as para cozinharem uniformemente durante poucos minutos. Depois retire e deixe-as escorrer. Coe o leite e deixe arrefecer até estar morno.

Desfaça a maizena nas gemas, junte as restantes 4 colheres de sopa de açúcar e junte este preparado ao leite, desfazendo bem para não ter grumos. Leve a lume brando para engrossar. Quando obtiver um molho inglês, com uma consistência fluída e sedosa, está pronto. Se gostar mais espesso, deixe engrossar durante mais tempo. Para empratar, coloque uma quantidade generosa de molho inglês em cada prato, uma nuvem de farófia por cima, um pouco de compota e alguns frutos vermelhos frescos.

NOTA: esta compota tem alguma acidez para contrastar com o doce das farófias e do creme. Se quiserem uma compota mais doce, juntem mais 50 gr de açúcar.