• Facebook

  • Facebook

Entre muitas receitas de bacalhau com natas, esta é uma das mais clássicas e que sai sempre bem. As batatas devem ser cortadas em cubos muito pequenos e a cebolada deve ser generosa para que o prato fique bastante suculento. Nesta versão de bacalhau com natas junto mais bechamel do que natas. Adoro o molho bechamel feito com a água de cozer o bacalhau, fica uma delícia e é uma excelente forma de aproveitar o caldo da cozedura. Também não dispenso o toque de noz moscada, especiaria de que gosto muito. Bacalhau com natas é aquele prato clássico que sempre adorei e de que não me enjoo. Nos anos 90 não havia restaurante que não o tivesse e eu pedia sempre! Depois (infelizmente) saiu um pouco de moda. E há que dizer que nem todos os restaurantes o fazem/faziam bem feito… Mas quando é bem confecionado, é um excelente prato! Tal como os pastéis de bacalhau, deve ter o equilibrio certo entre a quantidade de batata e de bacalhau. Os ingredientes devem ser de boa qualidade para que a batata não fique negra ou o bacalhau seco. A partir daí, é uma questão do cozinheiro ter mão e acertar os sabores até conseguir o bacalhau com natas perfeito! Espero que gostem do meu!

Dicas: usando esta receita base, podem juntar miolo de camarão ou espinafres, por exemplo, para enriquecer o prato.

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

4 postas de bacalhau
1 kg de batatas (pesadas ainda com casca)
2 cebolas bem grandes
3 dentes de alho
1 dl de azeite
2 dl de natas
3 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de manteiga
Sal, pimenta e noz moscada qb

Preparação:

Comece por cortar as batatas em pequenos cubinhos e frite-os. Tempere com sal e reserve. Coza o bacalhau durante 10 minutos em fervura suave. Limpe o bacalhau de espinhas e peles e desfaça-o em lascas. Deite o azeite numa frigideira, junte a cebola em rodelas e os alhos laminados. Cozinhe em lume médio até a cebola estar macia, sem ganhar cor. Junte o bacalhau à cebolada e envolva tudo.

Faça o molho bechamel: deite a manteiga num tacho, quando ferver junte a farinha, mexa bem e vá juntando a água de cozer o bacalhau até obter uma consistência cremosa e sedosa. No fim junte as natas e tempere com pimenta e noz moscada. Retifique de sal, mas não deve precisar porque a água da cozedura já é salgada. Quando estiver pronto, envolva o bacalhau com a cebolada, as batatas previamente fritas e o molho, reservando um pouco de molho. Coloque o preparado num tabuleiro e cubra com o restante molho. Leve ao forno a 200º até gratinar (ligue apenas a resistência de cima). Sirva com uma salada verde.

Bom apetite!