A cherovia ou pastinaga (pastinaca) é uma raiz que, apesar de não ser muito comum de ver à venda, também se produz em Portugal, na zona da Serra da Estrela e Covilhã. É uma cultura que gosta de frio para se desenvolver, por isso há países, como a Inglaterra ou França, onde abunda mais. No prato pode apresentar-se de várias formas: puré, sopas, assada, salteada, frita em palitos, como se fosse batata… consta que a cherovia também é boa que em doces, nunca experimentei, mas vou fazê-lo em breve. O sabor é adocicado, parece uma mistura entre batata, cenoura e nabo… um doce diferente da cenoura, um sabor muito próprio e distinto. Dá subtileza aos pratos e cremosidade aos preparados.
Tenho alguns livros de receitas de chefs ingleses, como o Ramsay, a Nigella ou a Sophie Dall, foi de um livro desta última, a Miss Dall, que tirei esta receita que vos apresento. Na versão dela a sopa de cherovia tinha natas e cebolinho, que eu substitui por espinafres. Resta dizer que a cherovia é rica em fibra, ácido fólico, potássio, magnésio e vitaminas C e K. Como podem ver é um alimento saudável e mais uma alternativa para diversificarmos a nossa palete de ingredientes. O segredo para uma alimentação equilibrada e saudável está na diversificação. Experimentem esta sopa que é mesmo deliciosa e diferente. É um sabor normalmente bem aceite pelas crianças, pois é adocicado e agradável.
Ingredientes para 4 doses:
3 cherovias
1 cebola
1 fio de azeite
Sal qb
1 colher de sobremesa de caril em pó
Meio molho de espinafres
2 colheres de sopa de sementes a gosto
Preparação:
Deite o azeite num tacho e junte a cebola cortada em cubos. Deixe refogar 1 minuto. Junto a cherovia, depois de descascada e cortada em cubos. Tempere de sal e junte o caril em pó. Mexa e deixe refogar 2 minutos sem deixar queimar. Junte água em quantidade que seja um pouco mais do que a cobrir os legumes, tape o tacho e deixe cozinhar até a cherovia estar macia. Triture com a varinha mágica. Volte a colocar o creme dentro do tacho e retifique de sal e água (se estiver muito grosso junte mais um pouco de água). Junte os espinafres cortados em juliana e deixe ferver 2 minutos. A sopa está pronta a servir. Para guarnecer e dar um toque crocante junte sementes de papoila e de abóbora ou outras a vosso gosto e um fio de azeite para finalizar.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!