bolo de bolacha
  • Facebook

bolo de bolacha tradicional
  • Facebook

Esta é a minha versão preferida de bolo de bolacha e a que sempre comi em casa da minha Avó. Era o bolo preferido do meu Avô Quim e a Avó Lurdes fazia-o sempre pelo aniversário dele e, muitas vezes, nos nossos aniversários, das netas e filhas, ou noutras ocasiões festivas. Tal como o arroz doce, claro, e também um pudim de ovos denso e bem docinho que eu adorava!

A minha Avó Lurdes faz hoje 91 anos. Já não está cá para apagar as velas, mas continua a acarinhar o meu coração todos os dias. Para assinalar a data, fiz o arroz doce, que ela tão bem me ensinou, e o bolo de bolacha. Duas sobremesas que marcaram as minhas memórias de infância e que nunca faltavam nos nossos aniversários.
Hoje o dia é da minha Avó e vou celebrá-lo, tentando que os sorrisos sejam mais do que as lágrimas de saudade.

Ingredientes para um bolo médio

2 pacotes de bolacha maria torrada (desta vez usei retangular)
150 gr de açúcar em pó
200 gr de manteiga sem sal
Para fazer o creme com sabor a café, juntar mais uma colher de sopa de pó de café solúvel do mais fininho (se for mais granulado, triturem primeiro na picadora)
4 cafés expresso ou 2 chávenas de chá cheias de café para embeber as bolachas
150 gr de amêndoa laminada torrada

Preparação

Bater a manteiga com o açúcar e o café em pó até obter um creme macio.
Deitar o café expresso num prato de sopa. Embeber as bolachas no café rapidamente para não se desfazerem e ir colocando camadas de bolacha barradas com camadas de creme, sempre de forma intercalada. Fazer isto até terminar todas as bolachas e todo o creme. No fim, barrar com mais creme de manteiga e cobrir tudo com amêndoa laminada torrada.

Dica: se quiserem um creme um pouco mais fofo e leve, juntem 1 dl de nata batida e envolvam bem no creme de manteiga. Não é necessário juntar mais açúcar.