pudim de pão com chocolate
  • Facebook

 

  • Facebook
Havia pão duro por aqui. Pão e laranjas. Umas laranjas excelentes, doces e muito sumarentas, trazidas do Alentejo, onde estavam porque tinham subido um bocadinho, desde o Algarve. Cresceram e foram colhidas em Silves. Depois subiram ainda mais uns quilómetros e vieram comigo. Na minha cozinha já se transformaram em sumo, molho para pratos salgados, tempero para saladas… e, agora, tomaram a forma de um doce. Um pudim de pão e laranjas. E chocolate. Três ingredientes simples que se entrelaçaram numa sobremesa deliciosa que se deixa comer muito bem… e que partilho convosco para vos desejar bom fim-de-semana. Não se deixem enganar pelo aspeto meio desmanchado deste doce, é mesmo muito bom! Fica molinho, suculento e deve ser comido fresco. Bom apetite!

Ingredientes

250 gr de pão duro (usei pão de forma com 3 dias, se usarem um pão mais denso, retirem as côdeas)
130 g de açúcar (usei açúcar biológico de coco)
5 ovos M
200 gr de tablete de chocolate com 55% de cacau
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
4 laranjas bem sumarentas (se não for suficiente para embeber o pão, usem 5 laranjas)

Preparação

Corte o pão em pedaços pequenos e coloque-os numa tigela grande. Esprema as laranjas em sumo e verta sobre o pão, embebendo tudo e esmagando com uma colher, como se estivesse a fazer umas migas ou uma açorda. Derreta o chocolate em banho maria e pré-aqueça o forno nos 200º.
Junte os ovos inteiros e o açúcar ao pão embebido no sumo de laranja. Misture bem com uma colher. Por fim, junte o bicarbonato de sódio e volte a misturar. Unte um pirex ou tabuleiro de forno com manteiga. Deite o preparado na forma. Por cima, deite o chocolate derretido de forma a cobrir toda a superfície do preparado. Mexa levemente com um garfo para ficar mal misturado. O objetivo é que a massa final fique marmoreada, com pedaços a saber mais a laranja e outros a saber mais a chocolate. Leve ao forno a 200º durante 20 minutos. No fim vai obter um bolo pudim, bastante mole e suculento. Se quiser deixar mais 5 a 10 minutos no forno vai obter um bolo mais denso. Eu gosto assim em versão pudim, apenas com 20 minutos de cozedura. Depois de pronto e arrefecido, levei-o ao frio e foi comido fresquinho, que é como sabe bem! É maravilhosamente simples, esta sobremesa! Um bocado difícil de se parar de comer… Cuidado 😉

pudim de pão e chocolate
  • Facebook

 

pudim de pão e chocolate
  • Facebook

 

Aproveito para partilhar convosco um local muito bonito onde estive na Zambujeira do Mar: foi daí que trouxe as laranjas 🙂 O Monte do Papa Léguas é um alojamento tranquilo, bonito, confortável e cuidado por gente simpática e muito boa onda! Recomendo porque gostei verdadeiramente! Fica a cerca de 1 km do centro da Zambujeira, conjugando a proximidade à localidade com a tranquilidade do campo. Os pequenos almoços são divinos!! A piscina fica no meio de pinheiros mansos onde os pássaros brincam e os quartos são decorados com um bom gosto e atenção aos detalhes incríveis.
Podem ver o site do Monte do Papa Léguas AQUI

 

  • Facebook

 

  • Facebook

 

  • Facebook

 

  • Facebook

 

  • Facebook