bolo de farinha de aveia
  • Facebook

 

  • Facebook
Cada vez mais tenho usado farinhas alternativas nos meus bolos, como a farinha de espelta integral ou a farinha de aveia. São farinhas integrais, com mais fibra e menos refinadas que a de trigo. Além disso, dão um sabor espetacular aos bolos e as massas ficam fofas e crescem na mesma. Já utilizei algumas farinhas mais complicadas nesse sentido, como a de coco ou a de alfarroba. No caso dessas duas, as massas ficam um pouco mais pesadas – aconselho misturarem com outra farinha mais leve para um melhor resultado. Mas a farinha de espelta e a de aveia são muito fáceis de usar e garantem excelentes resultados. Podem usar exatamente a mesma quantidade como se fosse farinha de trigo, não sendo necessário usar esta última. Não costumo comprar farinha de aveia, o que faço é triturar os flocos de aveia integral. Trituro numa picadora até obter farinha. Podem ver algumas receitas aqui no blog com esta farinha. Destaco este Bolo de Laranja e Tâmaras.

Outra farinha que gosto muito de usar é a de amêndoa. A farinha de amêndoa não é mais do que a amêndoa triturada até ficar em pó: vejam aqui várias receitas com farinha de amêndoa, todas deliciosas, é um ingrediente muito bom para juntar aos bolos e torná-los muito saborosos e nutritivos.

A próxima farinha que tenho curiosidade em experimentar é a de batata doce. Além destas dicas e sugestões sobre farinhas alternativas, deixo-vos esta receita de bolo de coco e pêssegos com farinha de aveia, já fiz mais de uma vez e foi sempre muito apreciada.

As Dicas da Paparoca têm o apoio da Candy.

Ingredientes

200 gr de mascarpone
200 gr de açúcar amarelo
150 gr de farinha de aveia (usei flocos que triturei até obter farinha)
100 gr de coco ralado
4 ovos tamanho L
3 pessêgos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparação

Pré-aqueça o forno nos 200º. Unte uma forma retangular e forre-a com papel vegetal. Misture numa tigela o mascarpone com os ovos. Junte o açúcar, o coco ralado e a farinha de aveia. Misture tudo bem com uma colher de pau. Por último junte o bicarbonato e misture. Deite esta massa na forma forrada. Por cima da massa disponha pedaços de pêssegos depois de descascados. Leve a cozer ao forno a 200º durante 30 a 40 minutos. Faça o teste do palito e retire o bolo assim que a massa esteja firme.

Bom apetite!

bolo com farinha de aveia
  • Facebook