pata roxa
  • Facebook

 

caldeirada de pata roxa
  • Facebook
Provei pata roxa pela primeira vez em Peniche, nas minhas experiências gastronómicas pelo universo do peixe. Como adoro tudo o que vem do mar, nunca digo que não a um novo peixe ou marisco. Em muitas terras de pescadores o pata roxa é apanhado no meio dos outros peixes e incluído na caldeirada. Alguns amigos meus de Peniche até contam que estes pequenos tubarões são oferecidos na lota às pessoas por não serem muito valorizados. Ou, pelo menos, não eram… talvez agora comecem a dar mais importância a este peixe tão saboroso! O pata roxa é um peixe muito agradável e sem espinhas. A única dificuldade ou questão é que deve ser preparado sem vestígios de pele, devendo ser esfolado antes de ser cozinhado.

O pata roxa é um peixe da família dos tubarões, mas pequeno (cerca de 1 kg cada peixe). Tem uma carne branca e muito suave, mais ou menos como o safio, mas sem espinhas. Só tem a espinha do meio, uma cartilagem, uma coluna vertebral  que acompanha todo o peixe (como as enguias). É rico em vitaminas do complexo B e ómega 3, é um peixe magro e bastante saudável. Fica excelente em caldeiradas e cataplanas, mas também pode ser incluído em arrozes, por exemplo. Comprem-no bem arranjado (esfolado) e depois é só partir em pedaços e cozinhá-lo poucos minutos para que fique suculento.

Ingredientes para 4 pessoas

1 kg de pata roxa
700 gr de batata doce
2 cebolas
1 pimento verde
1 pimento vermelho
4 tomates maduros
3 dentes de alho
1 molho de salsa
Sal e pimenta qb
0,5 dl de azeite

Preparação

Deite um generoso fio de azeite num tacho. Faça uma cama de cebola em rodelas. Junte 2 dentes de alho esmagados. Por cima das rodelas de cebola disponha os pimentos em tiras, os tomates em cubos e um pequeno molho de salsa. Tempere com sal e pimenta. Por cima coloque a batata doce em rodelas com cerca de 5 mm de espessura (nem muito grossas nem finas e com a pele para se manterem inteiras). Tempere com um pouco mais de sal. Leve a lume médio e deixe cozinhar com o tacho tapado até a batata estar cozida, mas sem se desfazer. Junte, então, os pedaços de peixe. Tempere de sal e junte os restantes dentes de alho esmagados. Deixe cozinhar 5 minutos ou até o peixe estar sem sangue (o ponto do peixe é: assim que fica cozinhado, sem sangue, não deve cozer mais para não secar). Guarneça com salsa picada e sirva.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

como fazer caldeirada
  • Facebook