húmus de feijão branco
  • Facebook

Dips são algo entre um molho e um paté, cremes ideais para mergulhar alguma coisa: palitos de pão tostados, palitos de legumes, tostas, pedaços de fruta. Dips, patés e molhos são perfeitos para servir em festas e lanches ou jantaradas de petiscos. Nas minhas mesas de patuscadas nunca falta um ou dois patés e tento fazer novas versões com regularidade.

Há aqueles que resultam sempre e são os “clássicos”, como Paté de Atum e/ou sardinha – receita AQUI. Misturar ervas aromáticas, alho, sal e pimenta com queijo creme também resulta sempre muito bem e é rápido de fazer. Triturar queijo creme com azeitonas também faz um paté incrível! Não fica com uma cor muito bonita, fica cinzento, mas garanto-vos que é delicioso! Aprendi essa receita com o Chef Chakall. Se triturarem o queijo com tomate seco também fica muito bom.

Também já misturei queijo de cabra com beterraba e adorei – Paté de beterraba e queijo – receita AQUI. Húmus de grão de bico também é sempre uma receita vencedora – vejam AQUI – e dá para fazer variantes com os temperos a nosso gosto. Desta vez utilizei feijão branco em vez de grão e também resultou lindamente. Servi com palitos de cenoura crua. Vejam a receita em baixo, a seguir à foto.

dip de feijão branco
  • Facebook

Ingredientes

3 cenouras cruas
250 gr de feijão branco cozido
50 gr de tomate seco em conserva de azeite
1 dente de alho
Sal e pimenta qb
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de cebolinho picado

Preparação

Coloque numa picadora ou processador de alimentos (também pode triturar com a varinha mágica) todos os ingredientes com exceção do cebolinho. Triture tudo até obter uma pasta cremosa. Deite numa taça e polvilhe com cebolinho fresco picado e pedacinhos de tomate seco. Sirva com palitos de cenoura crua.

 

As Dicas da Paparoca têm o apoio da Candy