A beterraba é um alimento nem sempre muito bem recebido à mesa. Muitas pessoas não gostam porque dizem que sabe a terra. De facto, tem um sabor intenso mas, quando bem temperada e confecionada, a beterraba ganha um sabor muito mais discreto, agradável e fresco. Pode misturar-se com ingredientes com os quais funciona bastante bem, como queijo, limão, feijão, alface e todo o tipo de folhas verdes. Neste artigo dou várias sugestões para cozinhar a beterraba de formas diferentes e como a temperar para não ficar com aquele sabor a terra excessivo.
O sabor a terra fica bastante atenuado com o limão e algumas ervas aromáticas e o doce da beterraba compensa-se com sal e pimenta. A beterraba é bastante versátil. Pode ser consumida crua, cozida, assada, em bolos (normalmente ralada), em arrozes… No fim deste artigo têm uma receita de risotto e também uma receita de paté de beterraba, que é um petisco delicioso e diferente. Outra forma de consumir a beterraba – talvez até, historicamente, a mais antiga – é em pickles, ou seja, conservada em vinagre durante longo período de tempo. E o que é que lhe dá esta cor tão bonita e que é tão usada como corante alimentar? É a betanina, presente na raíz da beterraba. Agarradas à raiz temos as folhas, que também se podem consumir como os espinafres ou grelos, são bonitas e saborosas. Podem cozê-las, salteá-las ou usar na sopa.
Consumir beterraba crua: em saladas -ralada ou em pequenos cubos – muito bem temperada com limão, azeite, sal e oregãos, coentros ou manjericão. Em sumos também é boa: use cerca de 50 gr de beterraba triturada com meia cenoura e o sumo de 2 a 3 laranjas para obter um sumo muito rico em ferro e vitamina C. Junte umas gotas de limão para cortar o sabor forte e não junte açúcar, pois a beterraba e a cenoura já têm muito.
Consumir beterraba assada: coloque as beterrabas cortadas ao meio num tabuleiro, tempere com um generoso fio de azeite, sal e tomilho, tape com folha de alumínio e leve a assar no forno a 200º durante cerca de uma hora ou até estarem macias. Pode servir para acompanhar carnes ou aproveitar a beterraba assada para outras preparações, como bolos, patés ou risottos: eu uesei no risotto e no paté.
Benefícios da beterraba para a saúde
- É rica em ferro – se for consumida crua ainda mais, por isso se precisa de reforçar o ferro na sua dieta, consuma beterraba crua em saladas ou em sumos. Já na Idade Média a beterraba era usada para tratar problemas de sangue e também de má digestão.
- É antioxidante, ou seja, excelente para o coração e para retardar o envelhecimento das células.
- É rica em potássio, cálcio e ácido fólico.
- É rica em Vitaminas do complexo B e também contém Vitamina C.
Além das sugestões de utilização já referidas, deixo-vos agora duas receitas, um paté, excelente para petiscar, e um risotto que fica lindo e, acreditem, muito saboroso sem ter um sabor demasiado intenso. Espero que gostem e que arrisquem mais no consumo da beterraba 🙂
Paté de beterraba e queijo
Coloque numa picadora ou processador de alimentos 100 gr de queijo de cabra, a mesma quantidade de beterraba assada ou cozida, 1 colher de sopa de sumo de limão, 1 colher de sopa de azeite, uma mão cheia de folhas de manjericão, sal e pimenta qb. Triture até obter uma pasta cremosa e sirva com tostas e folhinhas de manjericão.
Rissoto de beterraba com raia frita
Ingredientes para 4 pessoas
1 raia com cerca de 1,2 kg e farinha para panar
1 cebola média
1 beterraba média (não mais de 200 gr)
1 chávena de chá bem cheia de arroz arbóreo
0,7 dl de azeite
Caldo de legumes
0,7 dl de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de queijo ralado (Ilha ou Parmesão)
Sal e pimenta qb
Preparação
Asse a beterraba ou coza-a. Use metade da beterraba para guarnecer o prato. Corte a outra metade em pedaços e coloque num liquidificador ou picadora. Junte um generoso fio de azeite, sal qb e um pouco de caldo de legumes ou água (meio dl) e triture. Se não tiver caldo de legumes preparado, faça um rápido com umas folhas de alho francês e uma cenoura. Deixe ferver num litro de água cerca de 15 minutos e depois use este caldo para o risotto. Os legumes podem ser aproveitados para sopa.
Num tacho, coloque um generoso fio de azeite. Junte a cebola picada e deixe refogar 2 a 3 minutos. Junte o arroz e deixe fritar 2 minutos. Junte o vinho branco e mexa até este evaporar totalmente. Entretanto, comece a juntar o caldo de legumes bem quente. Vá juntando e mexendo sempre para o risotto cozer. Quando estiver quase cozido, junte a pasta de beterraba. Deixe cozer até estar no ponto, desligue o lume, junte uma colher de sopa de manteiga e outra de queijo ralado.
Para fritar a raia convém tirar-lhe a pele. Depois passe-a por farinha e frite em óleo quente.
Sirva o risotto com os lombos de raia frita e folhas de manjericão, coentros e rúcula. Se tiverem as folhas da beterraba, juntem também ao prato, podem salteá-las ou dar-lhes uma fervura rápida.
Espero que tenham gostado destas dicas sobre beterraba. As Dicas da Paparoca têm o apoio da Candy.