crepes de salmão
  • Facebook

 

crepes de salmão
  • Facebook
Adoro inventar saladas com tudo e mais alguma coisa, misturar sabores, texturas, cores! Os meus cunhados fizeram uma horta, que já está a dar belas alfaces, bróculos, cebolas… As laranjas foram tradizas do Alentejo, mas são algarvias, de Silves. São deliciosas, muito sumarentas e doces. Estou a pensar fazer um doce com elas para o fim de semana, entretanto têm sido consumidas em sumos e saladas.
Os crepes de salmão são super fáceis de preparar. Eu fiz como massa brick porque é mais fácil de trabalhar do que a filo e, quando encontro, prefiro. Mas podem fazer com massa filo. Tanto os crepes como a salada foram guarnecidos com um molho de iogurte muito fresco. Além disso, a salada foi previamente temperada. Espero que gostem desta sugestão simples, leve e fresca!

Ingredientes para 4 pessoas

8 lombos de salmão
8 folhas de massa brick
8 folhas grandes de acelgas (podem substituir por folhas grandes de espinafres)
Azeite e sumo de laranja qb
Sal e pimenta qb

Para a salada: folhas de alface a gosto, tomate “coração de boi”, gomos de laranja, cebolinho, 1 colher de sobremesa de mostarda, 1 de mel, 1 de azeite, 1 de vinagre balsâmico e sal a gosto.

Para o molho: 1 iogurte grego temperado com sal, pimenta, um fio de azeite e cebolinho picado.

Preparação

Pré-aqueça o forno a 220º durante 10 minutos. Lave e seque bem as folhas de acelgas. Seque os lombos de salmão com papel absorvente e tempere-os com sal, pimenta e umas gotas de sumo de laranja. Na bancada da cozinha, estenda as folhas de acelgas. Em cima de cada uma coloque um lombo de salmão e embrulhe, apertando bem. Depois coloque cada um dos “embrulhos” numa folha de massa brick e enrole, fazendo um crepe. Unte um tabuleiro de forno com azeite, disponha os crepes e pincele-os com um pouco de azeite. Leve ao forno bem quente durante 12 a 15 minutos ou até a massa estar dourada. Não deixe mais tempo para que o salmão não fique seco. Sirva com a salada e com o molho de iogurte.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!