como cozinhar quinoa
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salada de quinoa
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A sugestão de hoje é uma salada com quinoa. Tenho consumido cada vez mais quinoa e gosto bastante pela versatilidade que oferece e por ser bastante nutritiva. Por vezes até cozo uma quantidade de quinoa que dá para várias refeições. Vou juntando a quinoa às saladas ou utilizo como acompanhamento simples de peixe, carne ou legumes. A quinoa simplesmente cozida é fácil de confecionar, demora uns 10 a 12 minutos (12 no máximo, mas se gostarem com mais textura, os 10 minutos são suficientes, é como costumo fazer). Se a cozerem apenas por estes minutos, vai aguentar-se no frigorífico de um dia para o outro para mais utilizações e não fica empapada. É como um arroz muito solto, se ficar no ponto, rijinho e solto, pode sobrar sem perder textura. A base desta salada é a couve roxa, alface, rabanetes e quinoa nesse “ponto” bem rijinho, tudo muito crocante. Depois juntei ovos e abacate para ter texturas mais suaves e ainda mais proteína. Com uma salada assim vão ter energia para muitas horas, garanto! Comer de forma saudável é delicioso!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 ovos
1 chávena grande cheia de quinoa
Um quarto de couve roxa
1 abacate
12 rabanetes
12 folhas de alface
Vinagre balsâmico reduzido, azeite, sumo de limão, pimenta e flor sal qb

Preparação:

Lave bem a quinoa e deixe-a escorrer num passador de rede. Aqueça água e, quando ferver, junte a quinoa e deixe cozer 10 minutos. Tempere a água da cozedura com sal. Depois escorra a água e reserve a quinoa para arrefecer, soltando-a com um garfo. Coza também os ovos. Corte a couve em juliana muito fina e coloque-a numa taça, junte a quinoa, os rabanetes em fatias e tempere com azeite, limão e sal. Envolva tudo. Disponha isto nos pratos ou numa travesa de servir, junte as folhas de alface, os ovos cozidos cortados em quartos e pedaços de abacate. Tempere tudo com flor de sal, pimenta moída na altura e vinagre balsâmico cremoso (reduzido).

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!