receita de sufle de pescada
  • Facebook

 

como fazer sufle de pescada
  • Facebook

 

Neste primeiro dia de primavera, sugiro uma receita que, apesar de ser de forno, tem sabores frescos e aromáticos: um suflê de pescada e ervilhas com ervas frescas, que pode ser feito de raiz ou para aproveitamento de sobras de peixe. A chegada da primavera aproxima a chegada do verão, que é a minha estação do ano preferida. Mas também adoro a primavera, até porque é a época do meu aniversário e de outras comemorações familiares importantes. É a época em que começamos a ir à praia (este ano fomos pela primeira vez em fevereiro!!), fazemos alguns passeios em férias e visitamos locais bonitos e diferentes. É a altura do ano em que abrimos a “época dos churrascos”! Muita coisa boa para fazer e para comer, portanto 😉

Ingredientes para 4 pessoas

6 lombinhos de pescada (ou o equivalente em sobras de peixe)
200 gr de ervilhas (usei congeladas)
1 alho francês
0,5 dl de azeite
6 ovos
4 colheres de sopa de farinha
2 dl de leite ou bebida alternativa (usei bebida de aveia)
Sal e pimenta qb
Pitada de noz moscada (1 colher de café rasa)
Raspa de um limão
Manteiga para untar o tabuleiro
Manjericão ou outra erva aromática para guarnecer

Preparação

Coza as ervilhas e o peixe em água e sal. Usei lombinhos de pescada congelados, mas pode usar postas de pescada ou outro peixe. Pode usar sobras de peixe, seja cozido, estufado ou confecionado no forno. Note que as ervilhas levam mais tempo a cozer do que o peixe, pelo que devem entrar primeiro na cozedura. Não deixe o peixe demasiado cozido para não ficar seco. Depois desfie o peixe e reserve peixe e ervilhas, depois de escorridos da água. Aqueça o forno nos 200º.

Deite o azeite numa frigideira e deixe aquecer. Junte o alho francês em rodelas e deixe cozinhar até amolecer. Junte as ervilhas. Polvilhe com 2 colheres de sopa de farinha e junte um pouco de leite. Polvilhe com a restante farinha e junte mais leite. Vá mexendo sempre para engrossar e ficar cremoso. Junte o peixe desfiado a este preparado e um pouco de manjericão ou coentros frescos picados (a gosto – uma a duas colheres de sopa). Tempere com sal, pimenta, noz moscada e a raspa de limão (o limão também vai dar frescura e contrastar com a noz moscada, fica equilibrado e muito bom). Junte as gemas de ovos e volte a misturar bem. Deve obter um preparado bem cremoso, mas firme. Retire do lume para arrefecer um pouco. Bata as claras em castelo e envolva-as delicamente no preparado – envolver em movimentos suaves de cima para baixo.

Unte um tabuleiro de forno com manteiga e encha-o com o preparado. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 20 a 30 minutos ou até o suflê ter crescido um pouco e estar douradinho. Decore com manjericão e sirva de imediato com uma salada de alfaces e ervas aromáticas frescas, como manjericão e coentros.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!