Isto é uma espécie de Bife Wellington, mas de salmão 😉 Andava há tempos para experimentar fazer a tranche de salmão em massa folhada. Ficou bom, mas aviso desde já que têm que ter cuidado com o tempo de forno, pois se permanecer muito tempo a cozinhar, o salmão vai ficar seco. Devemos ter o forno pré-aquecido nos 200º ou um pouco mais, conforme os fornos. Não tenham a temperatura mais baixa porque a massa demoraria muito a crescer e fica tostada e o salmão passaria do ponto. O toque da mostarda é essencial neste folhado de salmão. Sejam generosos e usem uma mostarda de qualidade, mais ou menos intensa conforme o vosso gosto. O acompanhamento também ficou muito bom. Salteei os espinafres de forma um pouco diferente do habitual, juntando cebola roxa e posso dizer que faz diferença. Ficou com uma doçura da cebola muito agradável. O meu marido gostou deste folhado de salmão e já se sabe que não é fácil agradar-lhe com pratos de peixe porque ele diz sempre que gosta mais daqueles peixes que andam a pastar nos campos… mas pronto… eu esforço-me e até nem tenho sido mal sucedida 😉 Espero que vocês também gostem da sugestão, é uma receita simples, saudável e deliciosa.
Ingredientes para 4 pessoas:
Uma tranche de salmão inteira (cerca de 600 gr)
1 placa de massa folhada retangular
Mostarda a gosto (mínimo de 3 a 4 colheres de sopa)
Sal e pimenta qb
Acompanhamento: cogumelos e espinafres salteados com cebola roxa, azeite e alho. Algumas folhas de rúcula.
Preparação:
Seque muito bem a tranche de salmão em papel absorvente. Tempere com um pouco de sal e pimenta e barre generosamente com mostarda. Coloque o peixe na massa folhada e dobre-a de forma a que todo o peixe fique coberto de massa. Com uma faca, faça uns vincos na massa em forma de losango. Leve ao frigorífico durante 20 minutos (importante porque a massa folhada deve ir para o forno bem fria). Pré-aqueça o forno nos 200º e, depois da massa ter arrefecido 20 a 30 minutos, retire do frio, pincele-a com ovo batido e ponha no forno (prateleira do meio). Deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos. Quando a massa estiver alourada e folhada, o salmão também estará cozinhado.
Acompanhei este folhado de salmão com espinafres salteados com cebola roxa e cogumelos também salteados. Ficou delicioso, este prato tem vários dos meus ingredientes preferidos e agrada mesmo a quem não aprecia muito peixe. Em relação ao acompanhamento, primeiro salteei os cogumelos com azeite e alho e reservei. Depois juntei mais um pouco de azeite, cozinhei as rodelas de cebola roxa por uns minutos e juntei os espinafres. Os temperos foram apenas alho e sal. Ficou um acompanhamento delicioso e suculento.
Bom apetite!
Deixem os vossos comentários e sugestões e voltem sempre a esta cozinha!