chocolate
  • Facebook

 

fatia de bolo de chocolate
  • Facebook

 

bolo de chocolate
  • Facebook

 

semi frio
  • Facebook

Aqui está o tipo de sobremesa que adoro e que aqui em casa também todos apreciaram! Quem ficou mais impressionada (direi mesmo perturbada) foi a minha mãe, que é Gulosa com um G mesmo muito grande! Tal como eu, ela gosta muito de chocolate, por isso este semi-frio fez as delícias dela. É uma sobremesa leve e fresca, ideal para o verão. Rende bastante, ficando do tamanho de uma forma de bolo redondo. Mas por aqui não rendeu muito tempo… É verdade que éramos vários a comer, mas no mesmo dia desapareceu o semi-frio todo! Este semi-frio é feito com os três tipos de chocolate, basicamente tem os ingredientes de uma mousse de chocolate, só que em vez de açúcar tem um pouco de leite condensado. Fica com uma textura leve e arejada. Juntei bolachas esmigalhadas à camada inferior para dar um pouco mais de consistência. Além de leve e deliciosa, fica uma sobremesa muito bonita. Podem decorar de várias formas, só com raspas de chocolate ou até juntando uma compota de frutos vermelhos, por exemplo. Eu gostei desta decoração com chocolate e gravei um pequeno vídeo para verem como é simples de fazer. Espero que gostem. O fim-de-semana está aí, por isso convido-vos a experimentarem!

Ingredientes:

100 gr de chocolate de leite + 2 quadrados de chocolate
100 gr de chocolate com 70% cacau
200 gr de chocolate branco
Meia lata de leite condensado cozido (podem congelar o resto)
4 ovos
400 ml de natas para bater
80 gr de bolachas digestivas ou bolacha tipo maria
8 folhas de gelatina
1 dl de leite

Preparação:

Comece por preparar a camada de baixo. Derreta os 100 gr de chocolate escuro + 100 gr de chocolate de leite em banho maria. Enquanto o chocolate derrete, hidrate 4 folhas de gelatina num pouco de água. Quando o chocolate estiver derretido, junte o leite condensado cozido e bata bem para desfazer todos os grumos do leite condensado. Este processo também vai servir para arrefecer o chocolate. Aqueça cerca de meio decilitro (dl) de leite (4 a 5 colheres de sopa) e dilua no leite as folhas de gelatina previamente hidratadas. Junte isto ao preparado de chocolate. Bata as 4 claras em castelo (reserve as gemas para a camada branca) e envolva no preparado anterior. Envolva também as bolachas esmigalhadas ou partidas grosseiramente. Deite este preparado numa forma de aro removível untada com um pouco de óleo vegetal. Leve ao frigorífico cerca de 5 horas ou de um dia para o outro.

Para a camada branca, derreta o chocolate branco em banho maria. Enquanto o chocolate derrete, hidrate 4 folhas de gelatina num pouco de água. Quando o chocolate estiver derretido, junte as gemas, uma a uma, batendo sempre bem com uma colher. Derreta as folhas de gelatina num pouco de leite, tal como fez para a primeira camada do doce. Junte isto ao preparado e misture bem. Bata 400 ml de nata até estar firme e envolva no preparado anterior. Vai obter uma mousse leve. Deite este preparado por cima da primeira camada já solidificada e leve ao frigorífico pelo menos 4 horas para que também esta camada solidifique.

Se pretender a decoração que eu fiz, tem que a fazer antes de levar ao frio, com a camada branca ainda mole. Derreta 2 cubos de chocolate durante 5 no micro-ondas. Deite o chocolate derretido num saco de pasteleiro ou num saco de congelação de plástico resistente. Corte um furo muito pequeno para passar apenas um fio de chocolate. Faça riscas ao longo do semi-frio e, logo de seguida, passe com um palito na direção contrária para fazer o efeito. Gravei um pequeno vídeo para verem como se faz.

Agora sim, depois de decorado, podem levar o semi-frio a refrescar 🙂 Na minha opinião, este doce beneficia em estar bem fresco, por isso, depois de estar solidificado no frigorífico, podem levá-lo ao congelador uns 20 minutos antes de servirem para estar muito fresco, mas sem congelar.

Dica 1: não tenha uma temperatura muito elevada para derreter o chocolate branco, pois este derrete mais facilmente que o chocolate de leite ou o negro e a temperatura excessiva pode prejudicar as características do produto. Tenha o lume médio-baixo e não deixe a água tocar na tigela que contém o chocolate.

Dica 2: Na camada de chocolate branco pode juntar só 200 ml de nata batida e substituir os outros 200 ml por 4 claras batidas em castelo. Já experimentei fazer assim, pois tinha claras congeladas e resultou na perfeição, fica uma mousse ainda mais leve e arejada.

Bom apetite! Experimentem a receita, partilhem e deixem as vossas opiniões.