Ai o que eu gosto de queijo… e o que eu gosto de queijo da Ilha! É uma perdição e quem segue o blog já se deve ter apercebido disso 😉 Tenho ideias para pôr queijo em tudo e, ainda assim, tento controlar-me! Neste caso fiz um crocante de queijo da Ilha para acompanhar um creme de abóbora. O crocante traz textura ao creme e o salgado do queijo contrasta com o sabor adocicado da abóbora.
Usei abóbora hokkaido, a melhor variedade que já provei até agora. É muito macia e cremosa, tem menos água do que as outras, por isso fica muito consistente. Talvez seja ainda mais doce do que a abóbora menina ou a manteiga, tem um sabor mesmo espetacular, faz lembrar a batata doce. Mas, acima de tudo, tem uma textura e consistência perfeitas. Cozinhada no forno é boa para utilizar em doces, para comer como acompanhamento de uma carne ou para fazer uma sopa ou creme. Este ficou uma maravilha e é muito reconfortante, perfeito para estes dias friozinhos… estamos quase no inverno e no Natal, é verdade.
Ingredientes:
1/2 litro de água
Sal e pimenta qb
Azeite qb
50 gr de queijo da Ilha
2 colheres de sopa de sementes de abóbora
Preparação:
Enquanto a abóbora assa coloque um fio de azeite num tacho e junte o alho francês em rodelas finas, tempere de sal e deixe amolecer sem ganhar cor. Quando começar a secar, junte a água, retifique de sal e deixe cozinhar neste caldo mais 5 minutos.
Assim que a abóbora esteja assada, retire as sementes e a pele e junte toda a polpa ao caldo de alho francês. Triture tudo com a varinha mágica até obter um creme e retifique de sal. Tempere também com um pouco de pimenta moída na altura, se gostar.
Termine com um fio de azeite e sirva este creme com as sementes de abóbora e o crocante de queijo.
Para o crocante: rale o queijo e misture-o com as sementes de abóbora. Num tabuleiro forrado com papel vegetal coloque colheradas da mistura, faça montinhos e depois achate-os, de forma a ficarem planos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 5 a 10 minutos ou até estarem dourados. Retire do forno e deixe arrefecer para ficarem crocantes. Retire-os do papel vegetal com uma espátula e coloque um crocante em cada prato de sopa.Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!