queijadas de guiness
  • Facebook

 

queijadas de cerveja
  • Facebook

queijadas de guiness e noz
  • Facebook
Juntar uma cerveja Guiness a ovos e açúcar faz de umas tradicionais queijadinhas (daquelas bem ao estilo de um doce conventual português) algo diferente e muito bom. Muito bom mesmo! Divino! A ideia da receita foi retirada do livro “Semear sabor, colher memórias”, em que a gastrónoma Fátima Moura explora as origens da gastronomia portuguesa através de receitas da Chef Justa Nobre. Na receita original é usada cerveja Bohémia e amêndoas. Eu usei Guiness, cerveja preta irlandesa, espessa e com notas de aroma de chocolate. Em vez das amêndoas, usei nozes porque era o que tinha em casa. Mas cumpri a receita, sem dúvida! Já a tinha “fisgado” no livro há algum tempo e desta vez concretizei-a e ainda bem! Que coisa boa, estas queijadas! O meu marido comeu quatro de seguida… Ainda assim, sobraram algumas para levar para um jantar de amigos.

Ingredientes para 24 queijadas

6 ovos inteiros + 6 gemas
350 gr de açúcar amarelo
33 cl de cerveja preta
70 gr de nozes grosseiramente picadas
1 vagem de baunilha
Manteiga para untar as formas

Preparação

Deite a cerveja, o açúcar e a vagem de baunilha aberta num tacho bem largo. Deixe levantar fervura e depois deixe cozinhar 10 minutos em lume médio alto. Desligue o lume e deixe esta calda arrefecer. Vai obter uma calda espessa com a consistência de caramelo. É como se estivesse a fazer um ponto de açúcar, mas com cerveja em vez de água. Retire a vagem de baunilha. Numa tigela à parte deite os 6 ovos inteiros e as 6 gemas. Bata com a vara de arames até estar bem misturado e homogéneo (apenas isso, não é necessário bater para fazer os ovos ganharem ar, como fazemos com as massas de bolos). Junte a calda de cerveja e as nozes aos ovos e misture bem.

Entretanto o forno deve estar previamente aquecido nos 180º. Unte forminhas de queijadas com manteiga. Com a ajuda de uma concha divida o preparado pelas forminhas, enchendo-as até três quartos. Coloque cerca de 1 cm de altura de água num tabuleiro e coloque as formas lá dentro. Leve a cozer no forno, em banho-maria, durante 10 minutos.

Quando estiverem mornas, passe uma faca à volta das formas e desenforme as queijadas.

Bom apetite! 

queijadas d ecerveja e noz
  • Facebook