Dia 1 de março, dia de aniversário da minha mãe e dia em que participo pela primeira vez no projeto “Dia Um… Na Cozinha”, grupo para o qual o Célio, do blog Sweet Gula, teve a simpatia de me convidar 🙂

O tema deste mês é “Tortas Doces” e eu resolvi participar com uma torta que conjuga três ingredientes que tanto eu como a minha mãe apreciamos muito: o coco, a amêndoa e a laranja, entrando esta última na receita para aromatizar a torta de forma maravilhosa. Esta pode não ser a mais bonita das tortas, pois fica húmida e cremosa no meio, não deixando ver bem o “enrolado”, mas, neste caso, o sabor é mesmo o que mais interessa. Esta sobremesa é magnífica em textura e aroma, daqueles doces que é difícil parar de comer…
Eu gosto de a comer ligeiramente fresca. Coloco no frigorífico e retiro um pouco antes de servir, para não estar gelada, mas ter alguma frescura.


Ingredientes:
6 ovos inteiros
400 gr de açúcar branco
150 gr de amêndoa moída (com pele)
75 gr de coco ralado
Raspa e sumo de uma laranja

Preparação:
Misture bem o açúcar com os ovos inteiros, batendo-os ligeiramente. Adicione a amêndoa moída (não é necessário ficar totalmente em pó, é agradável encontrar alguns pedaços mais inteiros), bem como o coco ralado e a raspa e sumo de uma laranja. Depois de tudo bem misturado com uma colher de pau, verta o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal untado. Leve ao forno 30 minutos a 170ºC. No fim desse tempo, retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente para a massa “assentar” e solidificar um pouco mais. Depois deite a torta num pano de cozinha molhado e polvilhado com açúcar e enrole cuidadosamente. Como esta torta é muito molinha, até costumo levar ao frio assim mesmo enrolada no pano húmido durante uma hora e só depois retiro o pano.
Por fim polvilho com coco ralado e raspas de casca de laranja. O resultado é uma torta húmida e deliciosa!

Bom apetite e bom “Dia Um… na Cozinha” 🙂