tarte de castanhas
  • Facebook

 

tarte de castanha
  • Facebook

Talvez ainda seja um pouco cedo para as castanhas, mas não resisti aos ouriços tão bonitos que embelezam os castanheiros. A castanha é um fruto que adoro, seja para as comer cozidas, assadas, em puré ou em doces e pratos salgados vários. São excelentes a acompanhar carne, mas também a acompanhar bacalhau. A minha querida Avó pedia-me sempre para eu juntar umas castanhinhas ao bacalhau no Natal. Ainda o ano passado, esteve cá em casa por duas vezes, no outono, a comer castanhas connosco. Ela gostava muito e eu também gosto. Também tenho boas recordações dos lanches de outono em casa da minha outra Avó, a paterna. Ela cozia sempre as castanhas com erva doce porque é a forma como o meu pai mais gosta. Comíamos cozidas e abertas com um pedacinho de manteiga no meio… uma gulodice!

Talvez pelo facto das castanhas me trazerem tantas recordações boas, me tenha vindo esta vontade de as começar a comer tão cedo este ano. Tenho algumas para juntar a um prato de carne e usei outras para fazer esta tarte, que também foi aromatizada com laranja. Ficou maravilhosa. Qualquer uma das minhas Avós ia gostar, tenho a certeza.

Ingredientes

450 gr de castanhas cozidas (pesadas já sem a casca)
250 gr de açúcar
1,5 dl de água
Cascas e sumo de uma laranja
6 ovos L
1 colher de sopa de manteiga + 1 colher de sopa de açúcar

Preparação

Coza bem as castanhas com uma pitada de sal. Quando as castanhas estiverem mal cozidas, retire 12 castanhas inteiras, descasque e reserve. Deixe as outras cozerem até ficarem bem macias. Depois, descasque-as e titure-as com a varinha mágica, usando o sumo da laranja para ajudar a triturar. Se não quiser adicionar sumo de laranja, pode usar um pouco da água de cozer as castanhas.

Leve um tacho ao lume com o açúcar, a água e duas cascas de laranja. Assim que ferver, conte 5 minutos. Depois retire as cascas de laranja e vá deitando, em fio, esta calda por cima das castanhas já trituradas e mexa bem com uma colher de pau. Deixe arrefecer ligeiramente. Bata os ovos ligeiramente (só para desfazer as gemas e misturar com as claras) e junte-os ao preparado de castanha. Mexa tudo muito bem para ficar bem envolvido.

Tenha uma forma de tarte forrada com papel vegetal, deite o preparado na forma e leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 30 minutos ou até a tarte estar cozinhada e douradinha. No fim da cozedura, retire do forno e deixe arrefecer.

Para fazer as castanhas caramelizadas, deite a manteiga numa frigideira, junte as castanhas e o açúcar e deixe cozinhar durante uns 5 minutos. Vá virando as castanhas para caramelizarem por igual. Sirva a tarte com uma rodela de laranja e as castanhas caramelizadas. A textura desta tarte é do género de uma queijada.

Bom apetite!

tarte de castanhas
  • Facebook

 

tarte de castanhas
  • Facebook