abóbora patisson recheada
  • Facebook

abóbora patisson recheada
  • Facebook

As abóboras patisson são da família das courgettes e, na verdade, aproximam-se mais do sabor da courgette ou do xuxu do que da maioria das abóboras. São pouco doces, brancas e têm um sabor bastante orgânico e vegetal. Podem ser consumidas na sopa, assadas para acompanhar carnes, salteadas em cubos, crua em saladas ou recheadas e assadas no forno. Basicamente, podem ser consumidas das mesmas maneiras do que outras abóboras, só que são branquinhas e menos doces. Têm um formato muito bonito, a fazer lembrar uma flor e isso permite fazer pratos originais e harmoniosos. As patissan não têm gordura. São ricas em vitamina A, vitamina B6, vitamina C, manganês, cálcio. Saudáveis e versáteis, as abóboras patisson podem ser recheadas com todo o tipo de ingredintes. Eu escolhi dois dos meus preferidos e deitei mãos à obra 🙂

Ingredientes para 2 pessoas

1 abóbora patisson com cerca de 500 gr
1 alheira
1 cebola pequena
Meio molho de espinafres
0,5 dl de azeite
Sal e pimenta
20 gr de queijo da Ilha ralado

Preparação

Comece por abrir uma tampa na abóbora e retire as sementes. Asse a abóbora no forno a 200º até estar macia, mas sem se desfazer (cerca de 15 a 20 minutos).

Deite um fio de azeite numa frigideira e aqueça. Junte a cebola picada finamente e deixe cozinhar 2 minutos. Retire a pele à alheira e desfaça-a para dentro da frigideira para cozinhar o enchido. Esmague com um garfo e deixe cozinhar. Junte as folhas dos espinafres. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar uns poucos minutos, misturando tudo bem e esmagando com o garfo.

Retire a abóbora patisson do forno e recheie com o preparado de alheira e espinafres. Deite queijo ralado por cima e leve ao forno com a resistência superior ligada. Asse durante cerca de 10 minutos ou até estar tudo gratinado. Sirva com uma salada verde.

Bom apetite! 

 

  • Facebook

Deliciosa Paparoca

Sou a Susana. Adoro comunicar, cozinhar... e comer! Este blog é uma partilha de paparocas e outras coisas boas. Comida saborosa e saudável, inspirações, viagens, escrita e tudo aquilo de que gosto... sempre sentada à mesa e em boa companhia!