tostas de aveia sem glúten
  • Facebook

 

tostas de aveia sem glúten
  • Facebook

Neste Dia Mundial da Alimentação voltei a fazer pão, desta vez em versão “tostas”. Uma amiga lançou-me o desafio de fazer pão ou tostas sem glúten e sem fermento, pois está com algumas restrições alimentares. Fazer pão sem fermento não é fácil porque o pão não cresce, por isso, nesta primeira experiência, sairam umas tostas de aveia. Brevemente irei fazer pão com farinha de trigo sarraceno, também aceitei o desafio de explorar essa farinha. Espero que gostem destas tostas, são excelentes com manteiga de amendoim ou com a vossa compota preferida!

Ingredientes para 300 gr de tostas

200 gr de flocos de aveia sem glúten triturados até obter farinha
100 gr de amido de milho (maizena)
2 ovos L
2 dl de água à temperatura ambiente
1 colher de chá de sal

Preparação

Bata os ovos inteiros, na batedeira com vara de arames, até obter uma textura espumosa.

Triture os flocos de aveia com o sal até obter uma farinha. Junte esta farinha e a maizena numa tigela. Adicione a água e os ovos previamente batidos e misture, primeiro com uma colher de pau e, depois, bata na batedeira (já não com as varas de arames, mas com o outro braço da batedeira). Deixe bater durante uns 5 minutos.

Deite este preparado numa forma retangular, tipo bolo inglês, forrada com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 20 minutos. No fim desse tempo, retire o pão do forno e desenforme para cima de uma tábua. Neste ponto, o pão já vai estar suficientemente espesso e fime para conseguir cortar fatias. Corte fatias com uma espessura entre 0,5 e 1 centímetro, disponha-as num tabuleiro de forno e leve ao forno, agora já só com a resistência superior ligada para tostarem. Aumente a temperatura para 220º e deixe as tostas cozinharem por mais 10 minutos, virando-as a meio do tempo.

Bom apetite!

tostas de aveia sem glúten
  • Facebook